Sim amigos, a copa está quase aí. E a Claro já está realizando testes da rede LTE 4G em três cidades, sendo elas: Campos de Jordão (SP), Búzios e Parati (RJ). Mas aí você pensa: "Esse teste deveria ser feito em cidades grandes, como São Paulo e Rio de Janeiro". Não, calma eu vou explicar. A Claro optou por fazer o teste nessas três cidades pelo fato de serem cidades turísticas, o que possibilita aos turistas estrangeiros fazerem o teste da rede também.

A Claro começou na frente porque ela pegou uma grande fatia nos leilões das faixas do 4G. Mas as outras três operadoras devem começar a abrigar algumas cidades-testes em breve. E em abril de 2013 as cidades de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador também serão presenteadas com a rede, já que são cidades que irão sediar a copa. Já o restante das cidades-sede irão recebe-la até o dezembro do ano que vem, como Cuiabá, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo.

A 4G pode chegar a uma velocidade de 100mbps (100 megabits por segundo). E aqui no Brasil vai funcionar em uma frequência de 2,5GHZ o que é muito importante, já que a faixa mais utilizada no exterior é próximo de 700MHZ. Isso significa que os aparelhos terão ou de ser fabricados aqui ou que os importados sejam adaptados à nossa frequência.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirma que 50% dos aparelhos com frequência 4G serão fabricados aqui. Com isso o preço dos smartphones com a frequência nacional terão um preço mais elevado. Mas a frequência de 700MHZ deve ser leiloada em 2013, portanto não demora tanto até a coisa estabilizar.

A Ericsson foi escolhida para montar a infraestrutura LTE nas três cidades e ela também fica responsável pela implementação das redes 4G da Claro nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. E também em parceria com a Claro a Motorola e a Huawei entrarão no projeto, sendo assim os modens LTE da Huawei terão a frequência das faixas do 4G do Brasil, como o Motorola Razr HD, que foi o escolhido da Motorola, provavelmente por ter uma longa duração de bateria já que a tecnologia 4G é bastante famosa por abaixar o contador da bateria.

Se cumprirem tudo que foi prometido, acho que a internet móvel vai dar uma bela avançada no nosso Brasil.