usb-275x171Estima-se que, até o final do ano, a maioria dos smartphones e tablets disponibilizados no mercado contará com um conector compatível com a tecnologia de transmissão de dados sucessora da atual e difundida USB 2.0: convenientemente nomeada de USB 3.0. A melhoria óbvia que essa mudança traria aos consumidores é a maior agilidade na transferência de dados entre o dispositivo e computador, desde que a placa mãe do computador em questão também tenha suporte à tecnologia.

Teoricamente o USB 3.0 permite taxas de transferência de dados de aproximadamente 625 MB/s, enquanto as taxas do atual USB 2.0 estão avaliadas em cerca de parcos 60 MB/s. Além disso, espera-se que os dispositivos móveis compatíveis com a nova tecnologia recarreguem ainda mais rápidos, uma melhoria também muito bem vinda para os consumidores.

De acordo com Rahman Ismail, diretor técnico do “USB Implementers Forum”, os dados que levam aproximadamente 15 minutos para serem transferidos de um computador para um dispositivo móvel, passariam a levar apenas 1 minuto e 10 segundos para transferência completa.

A propósito, já faz certo tempo que o USB 3.0 está disponível, mas a adoção ao novo padrão ainda é um pouco lenta. Espera-se que, com a presença da tecnologia em um mercado tão grande, o novo padrão comece a se difundir entre ainda mais produtos.

Informações | Mashable