Quem vive no mundo dos blogs, já deve ter visto discussões para decidir qual a melhor plataforma para se criar um blog. Mas a verdade é que cada um tem suas vantagens.

O Blogspot apesar de ser visto na internet como o patinho feio em questão, é um dos mais famosos e usados da internet. É simples, prático de usar, e tem diversas possibilidades. Tem um bom sistema de widgets, permite o usuário customizar o seu layout facilmente, é muito simples de utilizar, há muitos códigos prontos para se utilizar, além de ser gratuito ele conta com uma integração maior, pois o blogger é do Google, ele possui o PicasaWeb, Google Friend Connect e etc.

Mas existe uma distinção entre WordPress.com e WordPress.org, o WordPress.com é igual ao blogger convencional, mas muito limitado, nessa questão o blogger ganha disparado. Já o WordPress.org é o que oferece bem mais funcionalidades que blogger porém você precisa de uma hospedagem, você baixa o wordpress e instala nessa hospedagem que na maioria das vezes é paga, o qual é bem mais complexo, porém você também tem uma infinidade de plugins, variedade de ferramentas para o blog, como calendário de posts e possibilidades como a de criar várias páginas internas, porém o Blogger permite a criação de até 10 páginas internas.

Apesar de complexo, é bem mais vantajoso pra quem procura um ar de profissionalismo, porém há blogs que utilizam o blogger que são muito mais profissionais que muitos do wordpress.

A verdade é que a duas plataformas tem suas forças e fraquezas, em qualquer dos casos, depende de você, basta saber usá-lo!