june-2011-smartphone-shareA rivalidade entre Apple/iOS e Android continua existindo e sempre vai existir enquanto as duas plataformas existirem. Todo mundo acompanhou o crescimento do robôzinho, boa parte migrou de sistema operacional móvel, mas mesmo assim tanto as fabricantes que produzem com Android quanto a Apple continuam lucrando, e o Google também, é claro.

Uma pesquisa da Nielsen revelou alguns números das plataformas móveis e das fabricantes de smartphones, os números são referentes ao Q2 (Abril, Maio e Junho) de 2011, então são bem recentes. O Android estava presente em 39% dos smartphones nos Estados Unidos, o iOS estava 28%, a RIM (Blackberry) estava em 20%, já o Windows Phone 7/Windows Mobile em 9% (está crescendo), WebOS em apenas 2%, empatado com o rejeitado Symbian também com 2%.

O Android está chegando em muitos dispositivos, e é ele que está trazendo o sucesso para muitas fabricantes como a Samsung que teve mais de 5 milhões de unidades do Galaxy S II vendidos em menos de 3 meses. A Apple é a maior fabricante da smartphones, o gráfico acima representa isso. Para o Android é a HTC a maior responsável pelo seu sucesso, seguido da Motorola e depois Samsung.

Não dá para falar qual é o melhor sistema, mesmo com todas essas estatísticas, cada um tem o seu preferido e normalmente é aquele que se encaixa as necessidades dos usuários, mas tem sempre aquele fanboy que fiz que se tem muita gente usando é porque é bom, não é mesmo? :P

Informações | Nielsen