wikipedia_sopaJá expliquei o que é o SOPA, porém há também o PIPA (PROTECT IP Act) que é praticamente a mesma coisa, porém essa afeta diretamente outros países, nós também falamos dele brevemente nesse post aqui também, então se você visita esse blog regularmente já está atualizado sobre o assunto.

"A PROTECT IP Act (Preventing Real Online Threats to Economic Creativity and Theft of Intellectual Property Act of 2011), também conhecida como Senate Bill 968 ou S. 968, é uma lei proposta nos Estados Unidos para combater sites relacionados à pirataria, especialmente sites hospedados fora dos Estados Unidos."

Esse trecho aí de cima foi retirado da Wikipédia, que irá protestar contra a lei amanhã e ficará fora do ar. Se eu fosse escrever esse post amanhã, eu não iria conseguir consultá-los e pegar esse trecho. Além da Enciclopédia Livre vários outros sites importantíssimos irão sair do ar amanhã, para protestar contra essas duas leis ridículas.

wikipedia-sopa

Se entrar na Wikipédia amanhã, verá essa página.

O Reddit e o BoingBoing entrarão nessa também para que as pessoas prestem mais atenção no que está acontecendo e não deixar que a censura toma conta da internet. Não, eu não estou exagerando quando eu falo de censura pessoal, isso é sério e pode se tornar sim uma censura, imagine você, que gosta de música e toca algum instrumento, então você quer fazer um cover de uma música que gosta, grava um vídeo, posta no YouTube e de repente tiram o vídeo do ar porque ele infringe o Copyright (direitos autorais), isso é censurar a internet. Este é apenas um exemplo, as mais diversas coisas que fazemos na internet hoje poderão ser, de certa forma, proibidas.

O gigante Google não pode ficar fora do ar, causaria um prejuízo enorme para eles e a insatisfação de muitos internautas, mas não deixarão de protestar, um aviso será colocado na página inicial do buscador para alertar as pessoas sobre o SOPA e o PIPA.

Então não se assuste caso você entre em algum dos principais sites da internet e ele estiver fora do ar, é só uma pausa.