A Apple anunciou hoje uma prévia da próxima versão do Mac OS X, nomeada de Mountain Lion. Nessa prévia, pode-se observar a tendência que se reflete cada vez mais no sistema dos computadores fabricados pela empresa, a proximidade com a plataforma móvel da Apple – o iOS.

Não foram poucos os recursos do iOS adotados na versão do Mac OS X: central de notificações com banners, como a que foi implementada no iOS 5, lembretes, notas e Game Center também ganharam uma versão desktop, com direito a sincronização entre os dispositivos iOS e o Mac. Mas, sem dúvidas, o mais esperado mesmo era o iMessage, que vai permitir a troca de mensagens, fotos e até mesmo vídeos entre os dispositivos móveis da Apple e o Mac.

Vale destacar também que a nova versão do Mac OS X é mais social, a partir de agora vários aplicativos nativos do sistema contam com um botão de compartilhamento, que possibilita a fácil publicação de conteúdos nas redes sociais do usuário.

Outro recurso muito bacana implementado na nova versão do Mac é o espelhamento da tela via AirPlay, da mesma forma como é feito atualmente com o iPad 2 e iPhone 4S. Por exemplo, se você quer assistir um filme ou vídeo no seu Mac, possui uma Apple TV e não quer se preocupar em conectá-lo em sua HDTV através de cabos, agora vai ser possível exibir em tempo real a imagem do Mac na TV utilizando apenas a set-up-box da Apple. Tudo isso sem precisar utilizar um único fio entre os dispositivos, claro.

Baixe agora a versão beta, diretamente do servidor da empresa