Como a maioria dos leitores do blog já devem saber, especialmente aqueles que utilizam Mac em seu dia-a-dia, o processo de instalação da nova versão do sistema operacional da Apple se dá através da Mac App Store. Ou seja, os usuários não precisam mais se preocupar em adquirir e guardar mídias físicas dedicadas ao sistema operacional.

Só que além das vantagens e comodidades trazidas pelo novo método de instalação do sistema também vieram algumas óbvias adversidades. Por exemplo, se o sistema operacional falhar como recuperá-lo sem algum disco para dar boot através do mesmo e tentar recuperar em mãos? Já foram divulgados inúmeros métodos alternativos para tentar contornar esse problema, mas agora a Apple enfim disponibilizou uma solução oficial.

O “Lion Recovery Disk Assistant” pode ser baixado no site de suporte da empresa e surpreendentemente possui apenas cerca de 1MB. Através dele o usuário poderá instalar a ferramenta de recuperação do Lion em um pendrive. O utilitário funciona da seguinte forma: Caso o computador não consiga carregar o sistema operacional corretamente, o usuário o inicia através do pendrive que contém essa ferramenta e tem a opção de reinstalar o sistema, reparar o HD, restaurar um backup criado com o Time Machine ou iniciar apenas o Safari para navegação na web.

Vale lembrar, se você escolher reinstalar o Lion terá que esperar a ferramenta fazer o download, o que é um processo demorado dependendo da eficiência da sua conexão com a internet. Também é importante destacar que a ferramenta é compatível apenas com o Mac onde foi criada, exceto se for um de geração anterior que foi atualizado do Snow Leopard para o Lion, nesse caso é compatível com Macs em circunstâncias similares.

O único pré-requisito para utilizá-la é usar um pendrive com pelo menos 1GB de capacidade de armazenamento. De resto, basta utilizar um Mac relativamente recente e ser desafortunado o bastante para passar por uma situação de problemas com o SO.

Informações | Wired