Adquiri um Mac Mini recentemente, na verdade estava em busca de um Macbook Pro, mas decidi investir um pouco menos e ter um contato inicial com o sistema para ver como seria a adaptação, sempre fui usuário do Windows e gosto muito também, mas sempre tive muita curiosidade sobre o sistema da Apple.

E como todo iniciante no sistema, muitas coisas que fazia com tranquilidade no Windows não consegui fazer aqui no Mac OS. Então decidi que irei fazer uma série de posts com dicas para os iniciantes no Mac, ensinando a fazer coisas básicas, como tirar print screen, entre outros. Conforme for me envolvendo e me aprofundando nesse novo mundo, comentarei minhas experiências e postarei novas dicas.

A maneira para se tirar print screen no Mac é bem bacana, existem algumas possibilidades que são muito úteis para cada momento e também é muito mais prático. No Windows precisamos, além de apertar a tecla "Print Screen", abrir um editor de imagens (a maioria usa o Paint!) e depois colar a imagem, também há outra maneira de fazer a captura de tela a partir do sistema da Microsoft, pela ferramenta "Captura de Tela". Mas enfim, vamos ao que interessa.

Comando para tirar print screen no Mac

Command + Shift + 3: Esse comando captura a tela inteira e salva numa imagem no seu Desktop (Mesa), em formato PNG.

Command + Shift + 4: Uma das maneiras mais úteis, captura uma parte da tela que você escolher, e salva no seu Desktop. Usando o comando, o seu cursor do mouse permitirá que escolha qual a parte que deseja a imagem, é só segurar e arrastar, quando soltar ele automaticamente captura a tela e salva na Mesa.

Command + Shift + 4 + Barra de Espaço: A que eu mais uso, utilizando o mesmo atalho anterior e depois apertando a barra de espaço, o ponteiro do mouse permitirá que clique em cima da janela que você quer capturar e então somente ela será salva.

Troque o Command por Control e ao invés de salvar a imagem na Mesa, a imagem fica no clipboard e você pode colar no programa que desejar (Command + V), sem gerar uma imagem automática, assim como acontece no Windows.

As capturas são geradas automaticamente em PNG, em ótima qualidade, mas pode ser em PDF, para alterar esta opção, abra o Terminal e digite o comando “defaults write com.apple.screencapture type pdf” e pressione enter. Se quiser voltar ao PNG, é só digitar “defaults write com.apple.screencapture type png”, lembre-se de não copiar com as aspas.

Ah, o Mac OS também possui um software chamado Grab, ele permite o salvamento de imagem com qualidade superior, em formato TIFF (Tagged Image File Format).