Quem usa Mac OS e tem um iPhone possui uma grande facilidade na hora de conectar o smartphone ao computador. Entretanto, quando fui conectar meu Android ao Mac Mini, não conseguia fazê-lo reconhecer meu celular. Acontece que a conexão do sistema operacional móvel do Google usa o protocolo MTP, não suportado pelo Mac OS X originalmente.

Resolver o problema é bem fácil, basta usar o software da fabricante do seu aparelho, como por exemplo o Samsung Kies, que tem versão para OS X, outras marcas também possuem sua própria aplicação. Para a maioria dos aparelhos basta usar a solução mais simples, que é o Android File Transfer.

Instalá-lo é simples, o mesmo esquema de qualquer aplicativo para Mac. Abra o arquivo do download, depois arraste o ícone para a pasta "Aplicativos". Caso esteja usando o Android File Transfer pela primeira vez, clique duas vezes sobre ele para abri-lo. Depois de executá-lo uma vez, o software abre automaticamente sempre que você conecta o smartphone ao computador.

Uma vez aberto ele funciona da mesma forma que os outros arquivos e pastas do sistema da Apple. Uma pequena limitação, que na verdade não deve atrapalhar em nada, é o limite do tamanho dos arquivos que o software é capaz de transferir, 4 GB de cada vez, mas raramente temos um arquivo igual ou maior que isto.

Você pode baixar o Android File Transfer através desse link.