Esta semana a Canonical, empresa fundada pelo sul-africano Mark Shuttleworth conhecida pelo seu apoio na divulgação do software livre e responsável pelo desenvolvimento do Ubuntu e suas variações (Edubuntu, Gobuntu, Kubuntu e Xubuntu), anunciou uma novidade surpreendente e animadora para os admiradores dos sistemas desenvolvidos pela empresa: A companhia afirmou que atualmente está trabalhando em uma versão do Ubuntu para smartphones, tablets e até mesmo televisões.

Mas não fiquem demasiadamente ansiosos esperando pelo lançamento, pois a previsão é de que o sistema seja anunciado apenas em abril de 2014. Afinal, espera-se que os desenvolvedores tenham certeza de projetarem aplicativos compatíveis com a plataforma independente do dispositivo utilizado. Todas as versões lançadas vão compartilhar do mesmo núcleo, facilitando a vida dos desenvolvedores envolvidos no projeto.

Obviamente um aplicativo desenvolvido para computador não é ideal para rodar em um smartphone e vice-versa, por isso cada aplicação desenvolvida será capaz de reconhecer o hardware em que está sendo executada e assim exibir a interface e recursos apropriados. Ou seja, a fragmentação do sistema será mínima e com isso os usuários têm apenas a ganhar.

Por enquanto ainda não foram divulgadas maiores informações sobre o projeto, mas assim que forem divulgadas novidades sobre o projeto certamente vou postar aqui para deixa-los devidamente atualizados.

Informações | Geeky Gadgets