Primeiramente devemos saber como funciona o disco rígido para depois falarmos do que é a qual a importância de desfragmentação.

O disco rígido funciona da seguinte maneira, cada vez instalamos algo, por menor que seja, cada vez que criamos arquivos e os movemos na nossa máquina fazemos com que o que é armazenado no disco rígido fique “espalhado” pelos seus vários setores.

Quando um arquivo de 10 mb por exempo é removido, o espaço por ele ocupado se torna vago e os demais arquivos mantêm suas posições ou seja eles não se movem, criando assim um "buraco" no disco. Posteriormente, ao ser instalado um novo programa, que tenha o peso de por exemplo 20 mb, ele ocupará inicialmente o espaço desocupado pelo arquivo removido (aquele de 10 mb) e como o espaço não será suficiente, ele gravará o tamanho excedente em algum espaço livre. Com isso o computador fica mais lento pois o sistema pois fica procurando as partes de tal programa, arquivo ou jogo se eles estão espalhados.
Quando desfragmentamos o disco esses arquivos que estão espalhados irão juntar-se, o desfragmentador organiza todos os arquivos, deixando-os fáceis do sistema encontrá-los, assim deixando o PC mais rápido.

Muita gente tem dúvida se devem usar o desfragmentador do própio Windows ou deve usar um programa de terceiros, acho o do Windows bem eficiente mas se você quer testar algo o melhor que já usei foi o MyDefrag, você pode ver dicas de como usa-lo e baixa-lo aqui.

Realmente é muito importante desfragmentar o disco pelo menos uma vez por mês.

LimaoTech