Acho interessante definirmos o quê seria "o computador não liga!", para nossa explicação o computador não liga quer dizer que não aparece nada na tela. O computador não ligar é diferente de o computador não iniciar o sistema operacional. Outra coisa importante a se definir nesse tutorial é a quem ele se destina, pois esta explicação é basicamente o que o usuário deve fazer antes de contatar um técnico.

Essa sequência de passos tem uma coerência técnica, e deve ser seguia a risca. Vamos adotar um limite aqui nesse nosso tutor, a chave Philips, não iremos precisar de chave para segui-lo. Essa é minha sugestão para usuários leigos, minha experiência de mais de 8 anos como técnico e instrutor de informática me possibilita analisar esta situação, isso contudo não impede que você encontre outros tutoriais com sugestões de outras ordens e outros procedimentos. Mas repito, estes paços são totalmente seguros para que não é técnico em informática.

Verifique a energia elétrica (Cabo de força à rede elétrica, cabo de força na traseira do gabinete, e chave 110/220 V da fonte, chave liga/desliga da traseira do micro)

Atente para os botões da parte frontal, reset e Power, eles podem estar presos, caso esse seja o problema tente soltar os botões com uma chave de fenda pequena, ou um clipe de papel.

Desligue todos os cabos de seu gabinete, deixe apenas o cabo de energia e o do monitor (Cabo de vídeo),as conexões de seu computador são muito simples, não precisa ter medo de conectar algo errado, todas as conexões do gabinete foram projetadas para só serem conectadas corretamente. O monitor deve estar ligado na tomada, filtro, estabilizador ou nobreack, as configurações de brilho e contraste do monitor devem ser colocadas no máximo.

Conexões traseiras de um micro atual.

1 – Extensão para ligação rede elétrica
2 – Tomada de ligação com rede elétrica
3 – Entradas de mouse e teclado tipo PS/2
4 – Portas com tecnologia USB
5 – Porta serial - uso de mouse ou outro dispositivo / porta secundária
6 – Saída de ventilação da fonte de alimentação
7 – Aqui podem ser conectadas placas de vídeo
8 - Aqui podem ser conectadas placas de som, com saídas diversas microfone, amplificação, entradas de linha
9 – Também, igual à placa AT, pode ser conectado porta serial para Joystick
10 – Exemplo de típico conjunto de entradas e saídas PS/2, portas seriais e USB.

Teste agora! Veja se funciona!

Se não funcionar aconselho que chame um técnico!

Caso você seja um técnico siga os passos desse tutorial do Clube do Hardware que vai te ajudar.