Rumores indicam que o PS3 pode ser desbloqueado definitivamente agora. Um dispositivo foi desenvolvido para que, ao ser ligado na porta USB do console, permita que jogos armazenados em sua memória interna sejam rodados sem nenhuma dificuldade.

Uma companhia de origem desconhecida desenvolveu e testou, com sucesso, o PSJailbreak, um dispositivo que combina software e USB que aparentemente permite que todos os modelos do videogame rodem backups a partir de jogos oficiais, independente da versão do firmware instalado no aparelho da Sony.

Segundo a Kotaku um vendedor autraliano de modchips para Wii, PlayStation 2 e Xbox 360 publicou um vídeo mostrando um PlayStation 3, famoso por não aceitar nada não oficial, rodando discos de jogos copiados salvos em um console hackeado.

Vendedores famosos de modchips de Hong Kong como OzModChips.com, já vendem o tal dispositivo por US$ 170. Existem, inclusive, vídeos no YouTube que comprovam eficiência do pequeno sistema.

Os vídeos mostram o que parece um PS3 com seu drive de disco ocupado com uma cópia do jogo Uncharted enquando ele roda uma versão salva no HD de Ratchet & Clank: Tools of Destruction e depois uma cópia de God of War III é inserida no console. Navegando por um “gerenciador de backup” no PS3, há também uma lista de games salvos no HD do sistema e carrega o jogo Infamous.

O tal programa requer que um jogo original esteja inserido no leitor de Blu-Ray do PS3, assim o pendrive então o reconhece e emula, através de um software previamente instalado na sua raiz, qualquer game que nele esteja armazenado.

Os criadores dizem que o sistema não apresenta restrições quanto ao modo online, e que elas podem ocorrer normalmente com os backups inseridos no pendrive. Para isso acontecer, contudo, ressaltam que o PS3 não deverá mais ser atualizado.