Normalmente em jogos online como Counter-Strike nós ouvimos muito a palavra PING. PING vem da sigla em inglês Packet Internet Network Grouper, é o tempo que uma informação demora para chegar a um destino e voltar ao seu computador ou o tempo decorrido apenas para chegar a um servidor, ou seja, o tempo de comunicação entre sua máquina e o servidor.

Ele é medido em "ms" - milisegundos - e representa o tempo de resposta entre as duas máquinas.
O ping pode ser alto por diversos motivos: Tipo de conexão, velocidade de conexão, desempenho de ambas as máquinas e congestionamento além da distância entre você e o servidor. Um ping de 1000ms, por exemplo, esquivale a 1 segundo.

Vamos dar um exemplo, em uma partida de Combat Arms ou Counter-Strike, digamos que você está com PING 500, dê de cara com um inimigo que têm um PING 30.
Você enche o adversário de balas e ele além de não morrer, te mata.
A causa de tudo isso é o PING. Na realidade, aquele inimigo já tinha te visto há muito tempo porém ele só foi aparecer para você bem depois porque você levou meio segundo para receber essa informação.

Em uma conversa de msn é a mesma coisa. Quanto mais alto for seu PING, mais vai demorar para o seu amigo ler o que você enviou a ele.

Em termos mais técnicos, o PING é um comando usado pelo protocolo ICMP que serve para testar a conectividade entre equipamentos e foi criado para o uso em redes com a pilha de protocolo TCP/IP (como por exemplo a internet).

Por meio do PING, pode ser executado um teste de conexão para se descobrir se um determinado equipamento de rede está funcionando. Ele faz isto enviando pacotes através do protocolo ICMP para o equipamento de destino e na "escuta" das respostas. Quando o “destinatário” recebe este pacote, ele envia uma resposta e quando esta retorna, o tempo decorrido entre o envio e o recebimento é contado.

Este resultado é chamado “Tempo de Ping”. Quanto mais alto ele for mais a estabilidade de sua conexão está comprometida com relação ao "destinatário" para o qual ela está sendo testada.

Abaixo um exemplo de saída quando "pingamos" o limaotech.com: