O Shield é um dispositivo portátil desenvolvido pela NVIDIA, fabricante de peças para computadores mais conhecida por suas placas de vídeo GeForce, que busca oferecer uma experiência imersiva em jogos disponíveis no Google Play. Mas, sem dúvidas, um dos recursos de maior destaque do aparelho é a sua capacidade de fazer streaming de jogos de computador.

No entanto, o Shield tem uma limitação: ele só faz streaming de computadores que utilizam placas de vídeo GeForce, desde que elas sejam da arquitetura Kepler. Além de ser um dispositivo caro. Ele ainda não chegou ao Brasil, mas lá fora seu preço sugerido é de US$300 dólares. Mas agora é possível ter uma experiência similar por muito menos, utilizando apenas um smartphone Android e um controle de Xbox 360.

Para isso, basta conectar o controle ao seu computador e baixar os aplicativos do Splashtop Remote Desktop para PC/Mac e Android nos dispositivos correspondentes. Além disso, o computador precisa estar na resolução de 800 x 600 pixels e o limite é o alcance do controle, já que ele estará conectado ao computador.

Não é a melhor experiência do mundo, afinal, se você está tão próximo do seu computador, por que jogar um game desenvolvido para a plataforma em uma tela tão menor em baixa resolução? Porém, o computador não precisa utilizar uma placa de vídeo NVIDIA e você pode testar o conceito antes de adquirir o Shield, que não é um dispositivo muito barato.

Se você tiver paciência e talento para trabalhos manuais, você pode também trabalhar em uma forma de adaptar o celular ao controle, como os criadores do projeto mostraram no vídeo.