No artigo anterior falei sobre as principais novidades apresentadas para a nova versão do Mac OS X Lion. Agora, irei mencionar as dez principais mudanças no iOS, as quais eu aguardava ansiosamente, e também falarei sobre o inovador iCloud.

Dados interessantes exibidos antes da apresentação afirmam que o iOS atualmente é o principal sistema operacional móvel do mercado, com participação total de 44%. Na questão dos aplicativos, já são 90.000 disponibilizados apenas para o iPad e cerca de 14 bilhões de downloads na App Store. Confira abaixo as principais novidades da nova versão do iOS.

1) Notificações: O atual sistema de notificações do iOS é de longe uma das principais reclamações dos consumidores, pois muitas vezes ele atrapalha nos jogos e até mesmo leitura no dispositivo. Isso irá mudar, e muito, na nova versão. O iOS 5 possui um “centro de notificações”, basta que o usuário deslize o dedo de cima para baixo na interface para acessar as notificações de todos os aplicativos No topo da tela estará a previsão do tempo e a tela de bloqueio também foi aprimorada!

2) Newstand: Diversas revistas e jornais já disponibilizam conteúdo para os iGadgets, no entanto, o atual sistema requer muito aperfeiçoamento. E ele realmente foi aperfeiçoado no iOS 5, agora há uma seção dedicado exclusivamente a isso na App Store e as assinaturas são atualizadas automaticamente, além disso o consumidor poderá ler tudo off-line após baixar.

3) Twitter: A rede social é integrada com a nova versão do iOS. Agora com dois toques o usuário poderá postar um novo tweet, inclusive também há integração com os contatos da sua agenda telefônica, ou seja, as fotos dele serão automaticamente atualizadas.

4) Safari: O novo Safari Reader será capaz de destacar o conteúdo relevante ao usuário, mesclar artigos de várias páginas em uma só e oferecerá suporte a navegação por abas. Também será possível enviar o conteúdo via e-mail e manter uma lista de leitura, sincronizada com Mac.

5) Reminders: Atualmente já é possível agendar tarefas e programar para que o dispositivo lhe envie um alerta quando necessário. Entretanto, o Reminder oferecerá recursos superiores em comparação com o atual. Inclusive, é possível associa a localização com o item, ou seja, ser avisado do que você tem que fazer ao chegar no local!

6) Câmera: Já perdi fotos interessantíssimas, pois até tirar o iPhone do bolso, desbloquear, digitar a senha e abrir o aplicativo, o momento passava. Na nova versão do iOS será adicionado um atalho do aplicativo na tela de bloqueio, basta clicar duas vezes no botão Home e selecionar o ícone. Inclusive, agora será possível usar o botão de volume para tirar fotos.

7) Mail: Além de dicionário embutido, agora será possível utilizar formatação de texto.

8 ) Fim dos cabos: Provavelmente a melhor novidade que vi hoje. Como próprio nome diz, agora eles não serão mais necessários ao ligar um iGadget pela primeira vez. Agora ao tirar seu novo iPhone, iPod Touch ou iPad da caixa e ligá-los, um assistente de configuração será exibido e o usuário irá configurar no próprio dispositivo. Também será possível sincronizar o dispositivo via Wi-Fi.

9) Game Center: Agora será possível adicionar fotos para deixá-lo mais divertido e social. Ele também recomenda pessoas que gostam dos jogos que você curte e também recomenda outros jogos que possam ser do seu interesse. Com pouco toques, você também poderá baixar novos jogos direto do Game Center.

10) iMessage: Um novo sistema de mensagens para todos os usuários do sistema, permitirá troca de mensagens, fotos e até vídeos entre os usuários de iOS.

iCloud:
Assim como o esperado, o iCloud manterá seus vários arquivos sincronizados entre todos os seus iGadgets. Por exemplo, ao tirar uma foto com o iPhone ela automaticamente estará disponível no iPad. O conceito será o mesmo ao adquirir músicas, filmes e programas de TV no iTunes. O usuário não precisará se preocupar em manter os dispositivos sincronizados.

Juntamente com o serviço será disponibilizado o iTunes Match, serviço que converte suas músicas não compradas no iTunes em “legais”. Ele custará US$25 dólares ao ano, no entanto, todas as outas funcionalidades do iCloud serão completamente gratuitas. 5GB serão disponibilizados “digrátis”, provavelmente haverá possibilidade de adquirir espaço adicional.