WP8-1
Ontem durante o Windows Phone Summit em Los Angeles a Microsoft anunciou o Windows Phone 8 Apollo com muitas novidades muito aguardadas pelos usuários, infelizmente tivemos más notícias pelo caminho também, mas de qualquer maneira, o sistema evoluiu e deve agradar mais, como dissemos no review do Lumia 710, o WP7 deixa a desejar em muitos pontos.

Uma das novidades mais importantes é a completa integração com o Windows 8, o Windows Phone 8 rodará o mesmo núcleo do sistema para desktops e tablets, o kernel, multimídia e suporte a drivers será compartilhado entre os dois sistemas, isso permite uma série de coisas para os desenvolvedores e fabricantes, será possível, por exemplo, desenvolver um jogo ou app para o Windows 8 e Windows Phone 8 ao mesmo tempo. Vale lembrar que todas as 100 mil aplicações atuais do Marketplace continuarão a funcionar normalmente em todos os dispositivos.

Porém, certamente a novidade mais importante são as alterações no hardware, agora o Windows Phone terá suporte para processadores multi-core e a três resoluções de tela: 800×480 (resolução atual), 1280×768 e 1280×720, além de entrada para cartões microSD. Nenhum aplicativo deixará de funcionar nas resoluções maiores, segundo a própria Microsoft, todos os apps rodarão sem precisar de adaptações.
hardware-wp8
Outra novidade de hardware é o suporte a NFC, o sistema virá com um app dedicado a ele, chamado Wallet Hub. Para funcionar corretamente, o NFC precisará também de um cartão SIM "seguro" que está sendo desenvolvido com as maiores operadoras de cada região, e pelo jeito vai demorar para chegar esse tipo de SIM aqui no Brasil.

Uma novidade surpresa, pelo menos para mim, foi a mudança no visual da tela incial. O "live tiles" (aqueles quadradinhos que ficam se mexendo na tela inicial do Windows Phone), chamada de Smart Screen agora será possível visualizar mais ícones de uma só vez, poderemos ajustar melhor quais ícones queremos com mais destaque e a posição deles. O estilo continua basicamente o mesmo, gostei dessa mudança.


Mais algumas mudanças no sistema incluem otimizações no Internet Explorer que está bem mais rápido, houve uma demonstração no evento e ele se saiu melhor do que o Samsung Galaxy S III, HTC One S e iPhone 4S com iOS 6. A Microsoft deixou o Bing Maps de lado para incluir os mapas da Nokia com navegação curva-a-curva e mapas offline, valeu a parceria com a empresa finlandesa.

O multitarefa foi uma das coisas que não me agradou tanto no Windows Phone 7.5 Mango, mas agora parece estar bem melhor. Antes, nenhum aplicativo funcionava em segundo plano, sair dele era praticamente fechá-lo, aplicativos de VoIP e aplicativos de GPS poderão rodar em background, a melhoria pode ser adicionada pelos desenvolvedores em seus apps.
WP8-2-1
O reconhecimento de voz mudou de nome, agora não é mais "Tell Me e passa a se chamar "Speech", seu código será aberto. Isso quer dizer que os desenvolvedores que quiserem integrar o controle de voz em seus aplicativos poderão fazer isso.

Windows Phone 8 deve chegar ao mercado no último trimestre do ano e a péssima notícia: Windows Phones atuais não terão atualização para o Apollo, mas calma, nem tudo está perdido, haverá uma atualização chamada "Windows Phone 7.8" que adicionará boa parte das novidades aos aparelhos atuais, talvez não seja possível o update para o WP8 pois houveram mudanças no núcleo do sistema como mostramos.

O sistema evoluiu em vários pontos, mais certamente ainda há coisas para se arrumar, eu particularmente esperava melhorias no sistema de notificações que é horrível, mas nada foi dito durante o evento. Aos poucos a Microsoft está alterando o sistema e modelando ele da maneira que os usuários estão pedindo.