webOS-logoO webOS está quase morto... Ou estava! A HP decidiu que o seu sistema operacional continuará vivo, mas dessa vez ele terá o código fonte aberto, totalmente open source. Uma boa notícia, com isso fabricantes, usuários comuns e mais uma porção de gente pode colaborar com as melhorias dele e torná-lo um sistema mais completo, fluído e usual.

Atualmente a divisão do webOS possui apenas um integrante, John Keeland, apesar de torná-lo aberto o pessoal ainda continuará firme no seu desenvolvimento, talvez alguns empregados voltem até, além disso pode ser que vejamos logo mais tablets e smartphones da própria HP rodando o sistema

A HP vai tornar o código do webOS disponível sob uma licença de código aberto. Desenvolvedores, parceiros, engenheiros da HP e outras fabricantes de hardware poderão fornecer melhoras contínuas e novas versões ao mercado.

Um sistema completamente aberto é muito bom, mas será que existe espaço para iOS, Android, Windows Phone 7 e webOS no mesmo mercado? Vai ser difícil, mas não é impossível, o Android tem se tornado cada vez mais fechado, o Google não liberou (ainda) o código fonte do Honeycomb, e pelo jeito nem irá liberar. Enfim, vamos ver no que vai dar, tornar esse sistema aberto tira o peso das costas da HP, sem muitas responsabilidades com ele. BOA!