Desde a entrada de Jony Ive como vice-presidente sênior de design da Apple surgiram palpites que de a nova versão do iOS viria completamente reformulada. Sabe-se que ele não gostava muito do estilo utilizado pelo Scott Forstall, grande defensor do skeumorfismo. As últimas informações reafirmam que teremos um iOS 7 completamente reformulado.

Pelo menos é o que os usuários esperam. A briga Android vs. iOS costumava ter mais defensores por parte da Maçã, agora em qualquer discussão sobre o tema os fãs do sistema operacional do Google logo utilizam o argumento de que o iOS permanece o mesmo há anos e que não há um software moderno, como o Jelly Bean, por exemplo.

Realmente não temos uma grande inovação em sistema operacional da Apple em alguns anos, inclusive já passou da hora de fazerem essas reformulações. Ao que tudo indica: agora vai!

Jony Ive disse que a próxima versão do sistema será "flat", isto é, perderá todos os sinais de brilhos, sombras e skeuomorfismo Provavelmente mais moderno. E todos nós esperamos algo mais do que apenas novos ícones.

Particularmente estou bem ansioso para ver qual será a dessa nova versão. Uma tarefa bem complicada remodelar todo o sistema sem fazer com que ele perca sua identidade, para que os usuários não se sintam em um ambiente totalmente estranho após o update. Essa versão do iOS 7 poderia ser a primeira remodelagem, as alterações ocorreriam aos poucos até que chegasse ao esperado.

A pessoa por trás dessa reforma parece ter muita capacidade de nos impressionar, é difícil encontrar alguém que não aposte e confie em Jony Ive.

O iOS está perdendo mercado e fãs, sem dúvidas. Mas, se o iOS 7 vir completamente reformulado, você daria uma chance à ele?