android-ubuntu
Ainda não é o smartphone com Ubuntu que alguns andam falando por aí. Apenas um Ubuntu para Android que funcionará de uma forma muito interessante. Sim, é meio confuso de início, mas você irá entender o que é, para que serve e qual é a finalidade da Canonical com isso.

A ideia vem da Motorola que lançou no mercado um sistema muito interessante no Atrix e levou isso ao Motorola RAZR também (review em breve aqui no blog :D), que ao conectar o smartphone a uma espécie de "netbook" levamos todo o sistema a uma tela maior e ao teclado, ou seja, usaríamos o celular como um computador portátil. O Ubuntu para Android é praticamente a mesma coisa, porém com várias funções a mais.

E quais são essas vantagens em relação ao sistema que a Motorola criou? O Ubuntu para Android trará todo, sim todo, o sistema para uma tela maior. Mas nem todos os aparelhos serão compatíveis com a novidade, o dispositivo precisará de pelo menos: processador dual-core de 1 GHz, 512MB de RAM, aceleração de vídeo e portas HDMI e USB, outra coisa, não poderemos instalá-lo em nossos aparelhos, os gadgets serão vendidos já com o sistema pré-instalado.

Parece que o primeiro aparelho que teremos com o Ubuntu para Android será o Atrix 2, o vídeo abaixo dá uma demonstração de como funciona tudo. Vale lembrar que, fora do dock o smartphone será um Android como qualquer outro, apenas quando conectado ele se transformará, porém todas as funções como ligações, SMSs e outros continuarão ativas normalmente no desktop.

Ontem eu tinha começado a desenvolver um artigo mas não consegui completá-lo, e nele eu dizia que o futuro dos sistemas operacionais será essa integração entre dispositivos móveis e fixos. Podemos observar isso no Mac OS X Mountain Lion, no Windows 8 e agora no Linux + Android. Alguns rumores apontam que o próximo Android será completamente integrado com o sistema Chrome OS que ainda não "pegou". O conceito de integração total é ótima e não irá demorar muito para que possamos vê-la em funcionamento.

A ideia é poder levar seu computador para qualquer lugar, já que a partir do Ubuntu poderemos instalar qualquer software (desde que haja espaço no celular) e poderemos rodar os apps do Android a partir da interface Unity também.


Veremos um pouco mais sobre isso na MWC 2012 que começará semana que vem.

Site | Ubuntu para Android