O Xperia Play – lançado recentemente pela Sony Ericsson – foi o primeiro aparelho do mercado a trazer um controle físico dedicados aos jogos e, por isso, acabou se tornando uma espécie de “híbrido” entre smartphone e console portátil. Pessoalmente não me tornei um grande fã desse conceito, pois acho que os consumidores procuram mais do que jogos em um aparelho celular. Mas essa é apenas a minha opinião, certamente o dispositivo deve ter agradado determinada parcela dos consumidores.

Se você não gosta da Sony, e por algum outro motivo não deseja adquirir um Xperia Play, saiba que já é possível adaptar um controle dedicado para jogos em aparelhos de outras fabricantes. A disposição dos botões do Gametel, desenvolvido pela Fluctel, é semelhante a do Xperia Play. A única diferença é que o acessório só não conta com uma área sensível ao toque no meio.

O acessório se conecta via Bluetooth com o aparelho e é compatível com quase qualquer Android, desde que o usuário utilize a versão 2.1 ou superior do sistema. Além disso, a bateria do Gametel é capaz de proporcionar 9 horas de duração.

Especula-se que o acessório chegará ao mercado em dezembro e vai custar 50 euros. Certamente a solução ideal para quem quer se divertir com o seu respectivo celular, mas não vê vantagem em adquirir um aparelho tão focado nisso.

Informações | Tecnoblog