Ontem comentei sobre o lançamento da nova linha de MacBooks Pro, entre os novos recursos que abordei no post, pudemos observar o lançamento de uma nova tecnologia de transmissão de dados nomeada Thunderbolt. Entretanto, sinto que não dei o destaque merecido no post, então apresentarei nesse artigo um pouco mais sobre essa nova conectividade e como ela irá alterar a comunicação entre o computador e os vários dispositivos que utilizamos em nosso dia-a-dia.

Semelhante ao profundamente difundido USB, a tecnologia Thunderbolt servirá para a comunicação entre o computador e outros dispositivos. As diferenças estão na forma como eles irão se conectar e principalmente, na velocidade da transmissão dos dados. Enquanto o mais utilizado atualmente USB 2.0 oferece uma velocidade de transmissão de apenas 60MB por segundo e o USB 3.0 sobre essa velocidade para 480MB/s, o Thunderbolt proporciona velocidades de até 10GB por segundo!

Através dessa impressionante velocidade, será possível transferir um filme de alta definição (Full HD 1080P) em menos de meros 30 segundos. O Thunderbolt também proporciona uma forma completamente nova de conectar os seus periféricos, pare agora e faça uma estimativa de quantos periféricos você utiliza no seu computador e quantas portas USB estão sendo utilizadas no momento, creio que pelo menos três portas estão ocupadas, esse quadro se altera significativamente através da utilização Thunderbolt.

O protocolo utilizado nessa nova tecnologia permite a conexão de vários periféricos através um único cabo, é o fim daquele monte de cabos USB em sua mesa. Além disso, os cabos da tecnologia Thunderbolt são maiores, mais finos e flexíveis.

Mercado: Por ter sido lançado apenas ontem junto com a nova linha de MacBooks Pro, ainda não há muitos dispositivos compatíveis com o novo padrão. Entretanto, espera-se que a Intel (desenvolvedora) disponibilize a novidade para ser implementada em computadores de outras fabricantes. Quando isso acontecer, a tendência é que surjam cada vez mais periféricos compatíveis.