galaxy-s-iiiApós muita especulação e diversos supostos vazamentos, a Samsung enfim mostrou ao mundo – em um evento realizado em Londres – o tão esperado Samsung Galaxy S III. O aparelho já vem de fábrica com o Android 4.0.4 Ice Cream Sandwich que, além de ser suportado por um hardware bem atraente, conta com diversos recursos exclusivos e inovadores implementados pela empresa sul-coreana.

O principal recurso de hardware do aparelho que merece destaque é o seu processador da marca Exynos, dotado de nada menos que quatro núcleos que rodam a 1.4GHz cada. Além disso, o Galaxy S III tem 1GB de RAM, tela de 4.8” Super AMOLED de 1280 x 720 pixels, câmera traseira capaz de tirar fotos de até 8 megapixels e capturar vídeos em 1080P e frontal de 2 megapixels para chamadas de vídeo.

Inicialmente o Galaxy S III vai chegar ao mercado em duas versões diferentes de armazenamento interno: 16GB ou 32GB, ambas expansíveis através do slot para cartão microSD. A empresa também anunciou que uma versão de 64GB será lançada em breve. Naturalmente, para suportar tamanho poder de processamento, a Samsung incluiu uma eficiente bateria de 2.100 mAh.

O Galaxy S III vem equipado com o S Voice, um assistente de voz que em sua essência é basicamente a mesma coisa do Siri, do iPhone 4S. Através do S Voice o usuário será capaz de configurar seus alarmes, conferir a previsão do tempo, ler e enviar mensagens de textos e e-mails, etc. O diferencial do recurso em comparação com o Siri é que, além da voz, o S Voice será capaz de captar o rosto e os movimentos do usuário, o que permite utilizá-lo sem pressionar botões.

Até agora os idiomas suportados pela novidade são: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e coreano.

A Samsung anunciou uma parceria com o Dropbox e irá disponibilizar 50GB de espaço no serviço por um período de dois anos. Sem dúvidas, um diferencial muito bacana em relação a concorrência.
Um outro recurso exclusivo, denominado S Beam, integrado ao aparelho vai permitir rápidas transferências de arquivos entre smartphones equipados com a tecnologia. E acreditem quando eu digo “rápidas”, pois a Samsung anunciou que basta aproximar os aparelhos para transferências de arquivos em velocidades de até 300 Mbps e, de acordo com a empresa, isso significa compartilhar um arquivo de 1GB em três minutos ou um de 10MB em dois segundos!

A Samsung divulgou que vai disponibilizar o dispositivo em 145 países e divulgou uma lista das primeiras cidades que irão recebê-lo, no dia 29 de maio. Aparentemente São Paulo está inclusa na lista, mas a Samsung afirmou que o Galaxy S III de fato vai chegar às lojas brasileiras no início de junho.