iPhone-4SOntem durante o lançamento do iPhone 4S, no liveblog aqui no PortalTech e nos comentários da galera no Twitter todos reclamavam do aparelho. "Ah, eu esperava mais, isso é tão 2009", "Aff, a Apple não fez um bom trabalho", e outros comentários do tipo. Tinha isso em todo lugar, mesmo, até no Jornal da Globo, até no finalzinho do liveblog por aqui, nós concordamos que não estava tão bom assim, mas depois parei para pensar no que realmente tinha acontecido e no trabalho da Apple por traz disso.

Antes de mais nada, não sou applefag, gosto dos produtos da Apple, tenho um iPad 2, mas uso Android e Windows também, o que acontece é que a Maçã sempre capricha nos seus aparelhos e no seu software, não tem como ninguém negar. Pode até ser tudo fechado, mas é bom e funciona, é o que importa, além disso muita gente usa, muitos apenas pela marca, eu sei, mas usam e se não gostassem já teriam mudado para outra fabricante que também produzem ótimos aparelhos.

Aí, Engadget e vários outros blogs começam a comparar o iPhone 4S com os concorrentes, principalmente com o Galaxy S II, acho isso legal e muitas vezes nos ajudam a decidir a compra. O S II é mais potente, com certeza, mas não quer dizer que é muito superior ao iPhone 4S, fora que existe o software. O Android é bom, e ficará ainda mais com o Ice Cream Sandwich, só que devemos pensar em uma coisa também em relação aos dois celulares. O Galaxy S II é grande, tem tela maior e tudo mais, isso pode ser melhor pro usuário, mas tem gente que prefere telas menores, principalmente as mulheres que tem mão menor, deixar o iPhone 4S com uma tela de 4 polegadas poderia ser até uma "burrada", tem gente que reclama do tamanho que o iPhone fica dentro do bolso, imagine ele maior! "Ah, poderiam ter feito os dois modelos", lógico que poderiam, mas me diz, o que eles poderiam por a mais no iPhone 5? Tela maior e um design mais moderno. SÓ. Não dá pra por mais nada, mais memória RAM? Não sei, pois não foi divulgado a memória colocada no aparelho, talvez 512MB (já suficientes) ou 1GB. A câmera do novo iGadget me surpreendeu, 8 megapixels com um qualidade impressionante, filma em 1080p, as fotos são impressionantes e esse foi um dos pontos que mais me agradou, sinceramente, mesmo que existam outros smartphones com essa qualidade, o conjunto todo faz diferente.


O Siri, uma revolução. Você já imaginou conversar com o seu celular dessa maneira? Eu nunca poderia imaginar isso. "Já existem smartphones com essa função". Sim, existem, mas nenhum faz tão bem quanto o novo iPhone irá fazer... E outros dizem que ninguém usa. Verdade, mas não usam ainda, o Siri podem fazer as pessoas usarem com mais frequência, eu por exemplo, tenho essa função no meu celular, mas não funciona bem, de jeito nenhum. Como disseram na própria apresentação, o iPhone 4S é o iPhone 4 por fora e o iPhone 5 por dentro. Quer visual diferente? Existem vários tipos e modelos de capinhas pro seu aparelho, é só comprar, tem umas muito criativas.

Agora, outra coisa que gostei muito, foi os novos aplicativos "nativos" do sistema e o iOS 5 que copiou muita coisa do Android, mas conseguiu melhorar muito em relação ao iOS 4. O "Find my Friends" é um app espetacular, você pode encontrar seus amigos e ajudá-los a encontrar você, só pelo iPhone, seja lá onde você estiver, e ainda tem todo um controle de privacidade que lhe permite decidir quem pode ter ver ou não. Outra coisa que a versão anterior não tinha e que dessa vez foi melhorado foi a antena e também o suporte as redes CDMA e GSM ao mesmo tempo.

O que eu acho sobre a compra? Se você tem o iPhone 4, você não precisa do novo, a não se que irá usar muito o Siri. Se você não tem um iPhone e quer comprar um, aposte no 4S, não irá se arrepender. É o mesma jogada que usei quando pensei na compra do iPad, eu não tinha um, mas se já tivesse, não compraria outro. Existem outros celulares bons? Sim, mas cada um com suas necessidades, certo? E ainda mais, esses mesmos que reclamaram muito sobre esse lançamento, aposto que muitos ainda irão comprar o aparelho, e mesmo que não comprem, outros tantos outros irão fazer isso!