Escolher um smartphone não é fácil. Acho que pra todo mundo a primeira dúvida que surge é: qual o sistema que irei escolher, Android, iOS ou Windows Phone? Depois de fazer essa escolha ainda precisamos decidir qual aparelho iremos adquirir, e essa dúvida é bem maior entre aqueles que escolheram o Android ou Windows Phone, já que os dois sistemas oferecem vários aparelhos.

No meu caso, meu primeiro smartphone foi um Android, o Motorola Defy. Agora, acho muito difícil trocar de vez de sistema, já que estou acostumado e, principalmente, conectado a todos os serviços do Google. Depois do Defy decidi comprar um celular da linha Nexus, que todos vocês já devem conhecer - para quem não sabe o que é, é a linha de aparelhos desenvolvida pela Google em parceria com alguma fabricante - os motivos da escolha do Nexus S foram bem simples: era um bom aparelho, estava disponível por um bom preço quando comprei e com ele eu teria o Android puro, além da garantia de atualizações do sistema, algo que nenhuma outra oferece. Fiquei muito satisfeito com a aquisição e decidi que iria comprar apenas aparelho da linha Nexus se eu continuasse a usar Android.

Antes de trocar meu aparelho pelo novo Galaxy Nexus eu havia testado vários outros aparelhos, entre eles o Samsung Galaxy S III que é um baita aparelho, mas por que escolhi ficar na linha Nexus? Mesmo sabendo que a Samsung deveria atualizar o S III com frequência, todos nós sabemos que demora e os atrasos são frequentes, então eu tinha no Galaxy Nexus especificações mais "básicas", porém por um preço mais baixo e ele não deixava tanto a desejar em relação ao aparelho high-end da Samsung, fora que, atualmente, não vejo necessidade em processador quad-core e hardware monstruoso, consigo realizar todas as tarefas com a mesma eficiência em um smartphone com processador dual-core.
jellybean1
Vale lembrar que aqui no Brasil o Galaxy Nexus é vendido como Galaxy X e nem recebe as atualizações igual ao modelo internacional, além de não receber tanta atenção da Samsung (que é a distribuidora do aparelho), então se você pensa em comprar qualquer modelo da linha Nexus, mesmo que seja os que estão para lançar, sempre busque o modelo internacional e assim receberá as atualizações junto com o pessoal dos EUA, ou da Europa.

Agora, estão saindo vários rumores sobre um Nexus da LG e outro da Sony, vamos esperar pra ver o que esses aparelhos terão para oferecer em termos de hardware, mas de qualquer maneira, acredito que não irei trocar meu aparelho atual, ele ainda bate de frente com vários lançamentos e está me servindo muito bem, irá continuar recebendo as atualizações do Android por um bom tempo.

Se alguém está procurando por um Android, eu certamente iria recomendar a linha Nexus. Os Nexus refletem diretamente o que o próprio Google quer oferecer como experiência para o seu sistema. Inclusive recomendaria a linha Nexus para quem procura um tablet com Android também, recentemente o Google lançou com a ASUS o Nexus 7 que vem sendo muito bem criticado pelos blogs internacionais.
jelly-bean_nexus
Claro que outros aparelhos das outras fabricantes oferecem recursos para se diferenciarem da concorrência, como o S III que possui várias customizações no sistema como o Direct Call, Smart Stay, S Voice, entre outros, mas para quem sempre está procurando ter o Android atualizado, com a linha Nexus terá um pouco mais de tranquilidade e não se sentirá tão atrás, mesmo se não tiver o último modelo lançado.

Basicamente as vantagens de ter um dispositivo Nexus são: garantia de atualizações, experiência pura do Android e um bom hardware. Só isso já garante que você poderá ficar com seu aparelho por mais de um ano e não terá de trocá-lo por ele ter ficado para trás em relação aos outros.