Muita gente ficou um pouco frustrada já que a maior novidade do iPhone 4S, o Siri, não entendia o português. Aliás, acredito que as vendas do aparelho por aqui seriam muito melhores caso a função mágica tivesse suporte a nossa língua, porém mesmo assim (com preços absurdos e tal) ele vendeu bastante.

Então o jovem Pedro Franceschi, que já fez uma porção de coisas interessantes que estão no Cydia, decidiu fazer o Siri entender o que nós falamos em português e responder na nossa língua também, e o resultado foi fantástico, apesar de não estar perfeito, pelo menos é uma demonstração de que o Siri pode vir a funcionar em pt-BR em breve.

O maior defeito é sem dúvidas a lentidão na resposta, já que são vários os processos para o assistente de voz do iPhone 4S entender o que estamos falando. É necessário usar um proxy inicialmente, o SiriProxy, aí ele usa a API do Dragon Dictation da Nuance (sim, a da tecnologia do teclado Swype e é da própria empresa que desenvolveu o Siri) e tudo acontece de uma forma bem complicada de explicar, o Pedro fala direitinho no blog dele.

O Siri já entende o português, e se a Apple quiser, ele pode se tornar uma das línguas padrões, a empresa já informou que esse ano novas línguas estarão disponíveis, mas o português não está na lista que eles divulgaram, isso não quer dizer que não iremos tê-la, só esperando para ver.