Muita gente não sabe o que é um Gadget, e as vezes até acha que um widget é o mesma coisa, mas eles são duas coisas diferentes. É normal ocorrer esse erro pois são palavras bem parecidas e não usamos as traduções das mesmas para o português.

O que é um Gadget?

Gadget (em inglês: geringonça, dispositivo) é um equipamento que tem um propósito e uma função específica, prática e útil no cotidiano. Em outras palavras, é uma "geringonça" eletrônica, que faz parte do mundo tecnologico.

É algo que tem por fim facilitar as tarefas de quem o utiliza, são chamados de gadgets dispositivos eletrônicos portáteis como PDAs, celulares, smartphones, leitores de mp3, entre outros.

Há também gadgets no mundo da informática, é um pequeno software, pequeno módulo, ferramenta ou serviço que pode ser agregado a um ambiente maior. No site iGoogle, por exemplo, é possível que seja adicionado alguns dos muitos gadgets disponíveis.

(Alguns exemplos de gadgets)

E o que é um Widget?

Já os widgets referem-se a programas (leves, na maioria das vezes) que se tornam “atalhos” para serviços e utilidades, ele é um componente de uma interface gráfica do usuário, o que inclui janelas, botões, menus, ícones, barras de rolagem, etc, na área de trabalho (desktop) de seu computador, eles são pequenos aplicativos que flutuam por ela e fornecem funcionalidade específicas ao utilizador (previsão do tempo, cotação de moedas, relógio...).

Em blogs, sites e outros os widgets são normalmente incluidos na sidebar (barra ao lado) e servem para adicionar alguma funcionalidade.

(Desktop com widgets)