A resposta para esta questão é muito relativa. De acordo com a desenvolvedora Dianne Hackborn, remover um aplicativo do multitarefa do Android mata todos os processos executados em segundo plano, mas não o serviço. Um aplicativo de e-mail continuará verificando e baixando seus e-mails, mesmo quando removido do multitarefa. Sendo assim, isso varia entre cada aplicação.

Se o desenvolvedor cria um app que é executado em segundo plano mesmo quando está fechado, isto inevitavelmente vai impactar na autonomia da bateria do seu aparelho. Para ter um maior controle sobre isso, é possível verificar quais aplicativos estão em execução no aparelho e quanto de RAM cada um está consumindo. Acesse: Configurações > Aplicativos > Rodando.

Nesse menu, também é possível forçar o fechamento de todos os processos executados em segundo plano pelo aplicativo. No entanto, essa é uma forma muito “agressiva” de gerenciar os processos do sistema e você pode acabar enfrentando alguns bugs, como não receber mais notificações de mensagens de texto.

O Greennify pode ser a solução para esse problema. O aplicativo conta com um recurso que coloca todos as aplicações não utilizadas em estado de hibernação. Entretanto, é preciso que o seu aparelho seja rooteado para usufruir de todos os recursos oferecidos pelo Greenify.