Sabemos que a Nvidia está preparando a próxima geração de seus processadores que provavelmente se chamará Tegra 3. Enquanto isso a companhia mostrou alguns previews do Kal-El - nome dado ao processador até agora - que possui quatro núcleos.

Se um processador dual-core já é bem rápido o que poderíamos ter com um processador quad-core? Além do dobro da velocidade teríamos também um desempenho gráfico nos tablets impressionantes. Para provar isso a Nvidia mostrou um vídeo que agradou muito, recomendo que assista em HD (1080p).

O Kal-El tem mais potência e efeitos de iluminação dinâmicos, além disso ele rederiza melhor e os movimentos de objetos ficaram mais realistas, a demonstração foi feita em um tablet com Android Honeycomb na resolução 1280 x 800. O joguinho utilizado é chamado de Glowball, ele utiliza o acelerômetro para movimentar uma bola brilhante em um ambiente com temática de circo.

Segundo a Nvidia a versão final do processador será 30% mais rápida do que essa que foi demonstrada. E quando teremos ele no mercado? No último trimestre de 2011, no Natal. E além do maior desempenho que ele terá novos apps serão otimizados para aproveitar toda a potência. Podemos lembrar que o tablet da Amazon deve usar esse processador.

Parece que já há jogos em desenvolvimento que serão feitos "especialmente" para o Tegra 3, um deles chama-se Shadowgun e podemos ver no vídeo abaixo como ele será. O vídeo mostra o game rodando em um tablet com processador Tegra 2.

Informações | Android and Me