NokiaTalkFui convidado para participar do #NokiaTalk o primeiro que aconteceu aqui no Brasil, um dos maiores eventos de mídias sociais da Nokia, lá a Nokia falou um pouco de seus planos para o mercado e as novidades que vem por aí. Lá os novos modelos dos celulares da Nokia estavam disponíveis para a gente dar uma testada, ví todos os novos modelos e vamos fazer um post depois "especial" sobre o Nokia N9.

Lá tivemos palestras dos heads da Nokia em vários setores, um pouco mais sobre a tecnologia NFC que a empresa está investindo, developers que criaram apps de sucesso, um dos criadores do Angry Birds entre outras pessoas.

Modelos de entrada dual-sim

Mas começando pelos modelos mais básicos, foram apresentados 3 celulares mais "populares", com baixíssimo custo e dual-chip, e algo interessante é que o segundo chip não é colocado igual ao outro, convencional que usamos sempre, mas sim por fora do telefone, então você pode ter vários chips e apenas trocá-lo quando quiser, o pessoal colocou o nome disso de Easy Swap, sem precisar delisgar celular, tirar bateria, etc. Claro que não é um aparelho para quem busca alta qualidade, apps e essas coisas, mas a Nokia quer atingir mesmo todas as massas, esses dispositivos quase não foram comentados.

Symbian e palestras

palestra-nokia-talk
Além disso eles mostraram um pouco sobre o Symbian Anna (updates para N8 e E7 deve sair em breve, será avisado por SMS), tinha alguns celulares com o sistema disponível para testes, pude perceber algumas mudanças nele, mas ainda assim ele é bem rejeitado pelo público, em uma das palestras foi chamado o pessoal do INDT, que é um centro de desenvolvimento da Nokia que fica em Manaus, e eles falaram sobre vários apps que desenvolveram e que realmente são úteis ao usuário, não só o comum mas também os deficiêntes, exclusivos da Nokia, como o Desguiator (pelo menos não achei nada semelhante no Android Market), que simula uma ligação quando você dá dois "tapinhas" no celular, assim você pode sair de uma situação desagradável, depois desse eles falaram sobre os aplicativos que desenvolveram para deficiêntes, todos eles muito interessantes, como um que você controla o smartphone pelo sopro. Enfim, foram vários apps muito bacanas.

Angry Birds Magic

angry-birds-magic
Uma das partes mais interessantes foi depois do almoço na palestra de um dos criadores do Angry Birds, ele falou um pouco sobre os planos da Rovio com a Nokia e apresentou o Angry Birds Magic, que vai funcionar via NFC. Você joga as primeiras 5 fases, depois disso para "desbloquear" mais 5 você vai precisar de um amigo que tenha o game e um celular com a tecnologia, emparelhar os dois e aí sim, são liberadas as fases. Uma maneira bem legal de se compartilhar o games com mais pessoas e trazer mais fãs para o joguinho. Foi dito também sobre o sucesso que o game tem alcançado, tanto no Symbian, quanto nas outras plataformas.

Nokia N9

nokia-n9
A "estrelinha" do evento era sem dúvidas o Nokia N9, tinha dois aparelhos lá para o pessoal dar uma olhada e poder conhecer mais do MeeGo. Ele é feito todo de policarbonato e a tela é um pouco curva (pra fora), o que deixa ele bem bonitinho e agradável no uso. Não tem botões na parte da frente, apenas três na lateral, dois de volume e um para bloquear, desligar e etc. Ele tem duas câmeras, a frontal fica em um lugar um pouco diferente, ao invés de ficar em cima, fica em baixo (?) da tela, já a câmera frontal tem uma qualidade impressionante, assim como o Nokia N8 tem também. O desempenho do sistema é incrível, ele é intuitivo, são três telas, uma com seus updates sociais, outra com os apps abertos e a última com a grade de ícones que são bem parecidos com os ícones do Symbian Anna, tudo é controlado por Swype (deslize dos dedos) e não travou, mesmo com dezenas (muitos mesmo) apps abertos simultaneamente, assim depois de fechar algo você conseguia voltar para ele rapidamente, ele guarda tudo o que você fez e aonde você está. Infelizmente o MeeGo será descontinuado após o Nokia N9, será o único celular com o sistema, o que me desanima um pouco de comprá-lo, já que sabemos que a variedade de apps não será a mesma que os outros sistemas tem, mesmo sendo algo que pode ser considerado para uma boa compra, somente heavy-users como eu vão usar dezenas de apps. O aparelho começará a ser vendido no quarto trimestre desse ano ainda, lá pra outubro ou dezembro, seu custo não foi revelado, mas o pessoal tá apostando em R$ 1700/2000.
Nokia-N9

Eles comentaram um pouco sobre o Windows Phone 7 e disseram que ainda não sabem quando os aparelhos devem chegar ao mercado, porém ainda este ano eles pretendem lançar ao menos um smartphone com WP7, eles foram perguntados também sobre tablets e por enquanto a Nokia não pretende entrar nesse mercado.

Logo mais falaremos um pouco mais do Nokia N9 e do Meego aqui no blog. E recomendamos que você ouça o podcast do WeRgeeks sobre o evento, ficou muito bacana.

Fotos | Nokiatividade