Nokia N9O Nokia N9 foi anunciado ontem, todos ou pelo menos a maioria gostaram do aparelho que tem um hardware bem agradável. Mas o que a Nokia pode ter pecado nele como sempre faz com seus aparelhos foi o sistema. Claro que ainda não testei o MeeGo e não posso sair falando por aí que ele é ruim, aliás ouvi boas coisas sobre ele.

E agora ele ganhou mais um ponto positivo comigo... Como seria muito difícil para a Nokia desenvolver centenas de aplicativos para ele e apps é algo bem importante hoje em dia, foi anunciado que ele rodará os aplicativos do Android.

Boa jogada da Nokia e isso agradará muitos usuários do Android, o MeeGo em sua interface parece ser bem agradável, tanto que o aparelho da Nokia não tem nenhum botão, tudo funciona em Swype.

Mas como funciona isso? É uma máquina virtual em Java chamada Allien Dalvik feita pela Myriad que faz todo o trabalho de "transformar" o apk do Android para o sistema MeeGo, além disso foi anunciado que os desenvolvedores poderão fazer suas alterações para que o app fique mais amigável com o sistema.

Não é a primeira vez que isso acontece, a RIM, fabricante do Playbook, também tem algo semelhante que permite que alguns aplivativos do Android rode no seu tablet também. Fica fácil para o desenvolvedor e bom para o usuário.

O Allien Dalvik estará disponível ainda este ano para o MeeGo.

Informações | SlashGear