A Nokia sempre anunciou bons smartphones, bonitos e potentes, mas sempre pecou no sistema operacional. Os últimos celulares vieram com o Symbiam que não é lá aquelas coisas...

Agora a companhia anunciou oficialmente o Nokia N9, que também tem um hardware e tanto e um sistema ainda não muito conhecido, esse é o primeiro aparelho a utilizá-lo, o MeeGo mas que parece agradar a primeira vista, porém será difícil desbancar os grandões Android, iOS e Windows Phone 7.

Para vocês terem uma ideia da capacidade dele o N9 tem tela AMOLED curvada de 3,9 polegadas com 854 x 480 pixels feita de Gorilla Glass, a mesma do Motorola Defy que é mais resistênte a riscos e quebras do que as outras, uma super câmera 8 megapixels com lente Carl Zeiss, dá para tirar fotos espetaculares com isso e não tem nenhum botãozinho no aparelho... Sim, nenhum, é todinho Pure-Touch e esse foi um dos pontos que mais me agradou nele.

Ele possui também a tecnologia NFC, permite a transferência de dados sem fio. Falando mais sobre a câmera, ela tem flash e foco automático e grava vídeos em alta resolução. São 16 ou 64GB de espaçamento interno, 1GB de memória RAM e um processador bom, mas que poderia ser melhor de 1GHz.
nokia-n9
O MeeGo até parece ser interessante, ele tem nterface baseada em “swipes”, você vai trocando as telas do multitarefa e outras funções deslizando os dedos pelas telas, já que ele é sem botão isso seria necessário e é uma função bem legal. Precisamos saber mais do sistema para falar algo dele, com certeza o aparelho ganharia mais credibilidade se usasse outro sistema como Windows Phone 7 ou Android, mas pode ser que o MeeGo faça dele um smartphone com todas as funções necessárias.

Previsão para chegada dele no Brasil? Não tem, nem sabemos se ele irá mesmo chegar por aqui, infelizmente. E a Nokia vai ter que pensar muito bem antes de lançá-lo aqui, seria um celular caro e com um sistema sem credibilidade (ainda). Podemos esperar também pelo smartphone da Nokia com Windows Phone 7, bem provável dele ser igual ou mais potente do que esse e virá com um sistema bem mais agradável...