smarterphone_logoO foco da Nokia agora está no Windows Phone 7, porém além desse foco sabemos que a empresa está também olhando para "o próximo bilhão" um projeto que foi citado por eles no NokiaTalk. O que é esse projeto? Além do morto (ou quase morto) Symbiam, a Nokia usa também o S40, um sistema para aqueles celulares mais básicos que alguns chamam de dumb-phone.

Agora, a empresa comprou o sistema operacional Smarterphone, que para mim é totalmente desconhecido, e essa aquisição faz parte desse plano que visa levar celulares à maioria da população, tanto do Brasil onde a marca tem uma boa reputação, quanto na Índia e em outros países.

Pelos vídeos que eu vi desse sistema operacional móvel, ele parece ser mais avançado do que o S40 e muito funcional em celulares com pouco hardware. Fiquei impressionado com a velocidade que ele funcionou, além disso curti a interface, bem bonitinha. Certamente a Nokia deve fazer otimizações nele, incluindo apps e tudo mais. Pode ser uma boa jogada para atingir as massas.

Nos vídeos abaixo o celular usado é um Kyocera C4700 rodando o tal sistema.




Mais informações | Smarterphone