Nos seus últimos suspiros, o Symbian ganha uma nova versão, o Symbian Belle. Com a Nokia já se preparando para o Windows Phone, o ciclo do Symbian se fechará com um SO bastante amigável, já que na atualização uma nova interface surgiu, novos widgets, uma nova barra de notificações (que dizem estar muito parecida com a do Android) e um navegação melhorada.

Com isso, três novos aparelhos da Nokia já foram anunciados com o novo SO, três bons aparelhos e cada um com sua característica "especial".

Nokia 600

Nokia-600
Com um processador de 1Ghz, conexões 3G, Bluetooth, Wi-Fi, NFC e GPS, foi o lançamento que menos chamou atenção. Seu principal atrativo até então foram seus altos falantes internos, o que pra mim não conta muito, assíduo usuário de fones de ouvido. No mais, possui uma tela de 3,2 polegadas e armazenamento interno de 2GB, além de vir com várias opções de cores. Custo estimado em 180 euros.

Nokia 700

Nokia-700
Com medidas de apenas 110 x 50.7 x 9.7mm, 96 gramas e tela de 3,2 polegas ClearBlack, está sendo caracterizado pela Nokia como menor smartphone do mundo. Tem um hardware considerável, conexões com GPS, NFC, Bluetooth e Wi-Fi, uma camêra mediana de 5 megapixels, processador de 1Ghz, e memória interna de 2GB. Custo previsto para 270 euros podendo sair ainda esse trimestre.

Nokia 701

Nokia-701
Esse é o mais potente dos três, talvez até podemos considerá-lo uma atualização do 700, tem uma tela maior, com 3,5 polegadas, mas ainda mantem o tradicional processador de 1GHz, porém além das conexões Wi-Fi, NFC e GPS, conta com Rádio FM e 3G, que é o que conta bastante para grande maioria dos usuários. Outros detalhes importantes sobre a tela é que trz Gorilla Glass, que é o que salva muitas telas hoje em dia, e IPS, que de acordo com a Nokia é a a mais brilhante do mundo.

A câmera tem 8 megapixels com LED duplo e tem 8GB de armazenamento interno. Na minha opnião esse smartphone quase que inutilizou o Nokia 700 já que eles tem preços bem parecidos, já que o Nokia 701 custará 290 euros.

A Nokia também anunciou que logo os smartphones N8, E7, C6 e C7 receberão a atualização para o Symbiam Belle.