Nexus-SDepois de pouca espera o Google lançou o update do Android Ice Cream Sandwich para o Nexus S! E eu sou dono de um aparelhinho desses, então vocês verão logo mais um review tanto do novo sistema que o Google preparou pra gente e também do aparelho.

São poucos os donos do Nexus S aqui no Brasil, já que ele não é vendido oficialmente por questões de marketing da Samsung, para quem comprou lá de fora essa é uma ótima notícia. Quando escolhi esse aparelho a primeira coisa que pensei foi nos updates do Android, praticamente garantidos e sempre mais rápidos do que os outros celulares.

Como todos os updates a linha GSM está sendo priorizada, a atualização está sendo disponibilizada gradativamente entre os usuários via OTA (over-the-air). Algumas pessoas já conseguiram atualizar seus aparelhos e alguns desenvolvedores já jogaram a ROM na internet para os mais apressados.

Falando sobre o Ice Cream Sandwich, a principal diferença entre ele e a versão anterior do Android, Gingerbread, é o visual que está muito mais funcional e agradável. Para os usuários se acostumarem com as diferenças e aprenderem mais o Google fez essa página listando as principais mudanças.

Como atualizar seu Nexus S para o Android Ice Cream Sandwich

Já disponibilizaram uma maneira de instalar a ROM oficial do Android Ice Cream Sandwich no Nexus S manualmente, iremos listar os procedimentos, mas deixamos claro que não nos responsabilizamos por qualquer dano ao seu aparelho, faça por sua conta e risco. Caso não tenha experiência com esse tipo de coisa recomendamos esperar a atualização chegar por OTA onde tudo é automático.

  • Baixe o arquivo “.zip” da atualização oficial do Android 4.0.3 para o Nexus S.
  • Renomeie o arquivo baixado para "update.zip" (sem as aspas) e copie para o diretório principal da memória interna do Nexus S. Nota: assegure-se que o arquivo se chama "update.zip" e não "update.zip.zip".
  • Desligue seu Nexus S
  • Pressione o botão "Aumentar Volume" enquanto liga o aparelho.
  • Irá aparecer uma tela com várias opções. Vá até a opção "recovery" apertando o botão "Abaixar volume", quando chegar na opção aperte com o botão "Liga/Desliga".
  • Quando o celular mostrar outra tela onde aparece um triângulo com um pequeno Android ao seu lado, pressione o botão "Liga/Desliga" e "Aumentar volume" ao mesmo tempo.
  • Irá aparecer um novo menu, selecione "Apply sdcard:update.zip" navegando nos menus pelos botões físicos do celular.
  • Espere até que se complete a instalação e reinicie o telefone, irá demorar um pouco mais do que o habitual.
  • Pronto já terá o Android 4.0.3 Ice Cream Sandwich em seu Nexus S!