ios_android_benchmarks

A briga entre os fanboys da Apple e do Android não tem fim, e esse teste deve gerar muito mais discussões entre eles. O teste feito pela Blaze Software comprova que o navegador padrão do Android carrega as páginas mais rápido do que o Safari do iOS.

Os testes foram feitos nos dois aparelhos top de linha dos sistemas, o iPhone 4 com iOS 4.3 e o Nexus S com Android 2.3 em uma mesma rede Wi-Fi. Além disso foram carregados 1.000 sites, num total de 45.000 testes para comparar a velocidade.

A Blaze diz que o Android é 52% mais rápido em 84% dos sites, o tempo de carregamento médio de uma página no iPhone foi de 3,2 segundos e no Nexus S 2,1 segundos, a diferença é de pouco mais de 1 segundo, os usuários quase não percebem isso.

Mas veja uma coisa interessante que pode acabar com todos os resultados, a Blaze não usou o Safari mais novo, segundo a Apple ele nunca foi usado em teste nenhum. No própio post que a Blaze fez sobre o teste eles disseram que usaram um aplicativo personalizado para fazer o teste e poder contar o tempo de carregamento da página, esses apps não abrem as páginas no Safari e sim numa versão modificada dele que se chama UIWebView, esse que não recebeu uma atualização para o iOS 4.3.

Acho que não vai ser dessa vez que os fanboys do Android poderão comemorar, mas há quem aposte que em um novo teste o Android continua ganhando.

Informações | Blaze