htc-microsoft-androidSim, o título está correto. A Microsoft lucra com o Android, lucra mais com ele do que com o Windows Phone 7. Claro que eu não acreditei muito nisso inicialmente, mas é tudo verdade. Steve Ballmer fica feliz com vendas de Androids, principalmente de aparelhos da HTC.

Vamos explicar melhor o que acontece. A fabricante taiwanesa paga uma taxa para a Microsoft por aparelho vendido, são 5 dólares a cada smartphone. Tudo começou em abril do ano passado quando a MS entrou com uma ação da justiça conta a HTC por quebra de propriedade intelectual, a partir daí ficou combinado entre as empresas o valor de 5 dólares que já foi citado acima.

Agora, você sabe quanto o pessoal de Redmond lucrou? Segundo o Citi foram mais de 150 milhões de dólares. Tudo isso porque a HTC vendeu 30 milhões de aparelhos. E você sabe quanto Steve Ballmer lucrou com o Windows Phone 7? Fazendo uma comparação do mesmo tempo de vendas, desde abril foram vendidos 2 milhões de licenças do Windows Phone e a empresa gerou 30 milhões de dólares.

Além da HTC a MS processou mais duas empresas pelo mesmo motivo e ela vai cobrar entre US$7,50 a US$12,50 por cada aparelho Android vendido. Além dos lucros que a companhia consegue obter há também o ponto do encarecimento no custo final dos gadgets, aí a MS ganha uma vantagem em relação ao preço dos outros, espertinha, não?

Então é isso: o Android é mais lucrativo para a Microsoft do que o seu própio sistema operacional.

Informações | PCWorld