Semana passada a Apple lançou a versão 5.1 do seu sistema operacional móvel, iOS. A Atualização não trouxe grandes mudanças, as principais foram: o ícone de atalho da câmera agora fica sempre visível na tela de bloqueio, agora o Siri oferece suporte ao idioma japonês e outras pequenas alterações. Novas atualizações, novas brechas que permitiam realização do Jailbreak corrigidas.

Se você tem iPad 2 ou iPhone 4S e quer permanecer com Jailbreak, não atualize o seu dispositivo para o iOS 5.1. Agora, se você tem iPad 1 ou iPhone 4 e não liga de ter Jailbreak Tethered – aquele que você precisa refazer o procedimento toda vez que desligar o aparelho –, o pessoal do iPhone Dev Team acabou de disponibilizar uma ferramenta compatível com esses aparelhos.

Muitos devem estar se perguntar do porque (ainda) essa versão do Jailbreak não é compatível com o iPad 2 e o iPhone 4S. Então, os métodos atualmente disponibilizados se utilizam de uma brecha presente apenas nos processadores A4 (iPad e iPhone 4). Essa brecha foi corrigida no lançamento do processador A5, que utiliza uma arquitetura mais moderna e, portanto, mais difícil de “quebrar”.

De qualquer forma, espera-se que não demore muito até que uma versão compatível com o chip A5 seja disponibilizada. Agora, se os desenvolvedores já estão tendo todo esse trabalho para tornar o Jailbreak compatível com o A5, imagina com o A5X, até então presente apenas na nova geração do iPad.

Download e Tutorial Jailbreak iOS 5.1 (iPhone 4 e iPad) | Redmond Pie

Jailbreak iOS 6

O iOS 6 já saiu e o jailbreak para ele também! Ainda com algumas limitações, ele é tethered e funciona apenas em dispositivos com processadores A4 ou inferiores, isto é, apenas o iPhone 4, 3GS, 3G, iPad 1 e iPod touch 3G são compatíveis com o procedimento. Caso você queira realizar o jailbreak no iOS 6 de seu dispositivo, basta seguir os passos deste post.