O governo norte-americano anunciou hoje algumas mudanças que estão possibilitando donos de aparelhos eletrônicos quebrem suas proteções de segurança para permitir a execução de código não autorizado nos seus aparelhos.

Essa decisão foi divulgada hoje depois da revisão que autoriza algumas isenções para aparelhos eletrônicos e materiais protegidos, por copyright.Com estas isenções, a lei atual passa a considerar como 'fair use' o que antigamente, era considerado como algo ilegal.

Desbloquear o Iphone para executar aplivativos não autorizados pela Apple ou até para permitir o uso do aparelho com outras operadoras de telefonia (mais conhecida como Jailbreak) está sendo considerado como legal no EUA.

A lei, afeta não apenas os donos de celulares, como professores, estudantes de cinema e criadores de documentários, já que, com esta nova lei, está permitido o uso legal de ferramentas que quebram as proteções contra cópias de mídias, tais como os DVDs.

Parte da lista de itens coberta pela revisão pode ser vista abaixo:

A lei agora permite que os usuários de telefones celulares quebrem os controles de acesso do aparelho para permitir seu uso com outras operadoras de telefonia.

- A lei agora permite a quebra das proteções em videogames para possibilitar a investigação ou correção de falhas de segurança.

- A lei agora permite que professores, estudantes de cinema e criadores de documentários quebrem a proteção contra cópia de DVDs para possibilitar a incorporação de trechos dos vídeos visando propósitos educacionais, críticas, comentários e vídeos não comerciais.

- A lei agora permite que donos de computadores contornem a necessidade por dispositivos de segurança externos chamados dongles caso o dongle em questão já não funciona mais e se sua substituição for impossível.