google-walletHoje a gingante Google anunciou o Google Wallet, um serviço bem interessante que promete substituir sua carteira por um smartphone Android. E esse é o motivo do Nexus S possuir a tecnologia NFC que é a utilizada para conseguir fazer pagamentos diretamente do celular e que ninguém sabia o porquê dela estar no smartphone.

Vamos explicar melhor como funciona e qual a proposta do Google Wallet. O serviço foi apresentado durante um evento em Nova York que reuniu vários parceiros, a intenção da companhia é oferecer uma nova forma de pagar suas compras, melhor e mais segura do que andar com dinheiro no bolso, ou na carteira.

O sistema utiliza a tecnologia NFC, essa tecnologia possibilita troca de dados sem fio entre aparelhos próximos, é algo semelhante com o Bluetooth porém com possibilidades bem diferentes.

Ele funcionará como um PayPal, se você for usar o serviço precisa associar uma conta com um cartão de crédito CitiBank com bandeira MasterCard, a partir daí você pagará suas compras com um toque na tela. Mas se você não quiser cartão de créditos é só comprar um cartão pré-pago do Google e fazer suas compras.

O Google Wallet conta com um parceiro importante que deve fazer com que o uso dessa tecnologia seja usada mais rapidamente. A MasterCard já disponibilizou várias máquinas com o suporte ao NFC para que os pagamentos possam ser feitos a partir do celular, a rede de lanchonetes Subway e Macy’s, a loja de departamentos American Eagle Outfitters e alguns outros estabelecimentos já possuem essas máquinas.

Além de poder pagar compras o serviço possui outras vantagens bem interessantes, clientes poderão ganhar descontos, os cupons do Google Offers (serviço do Google semelhante ao Peixe Urbano e Groupon) poderão ser usados a partir do smartphone e outras diversas vantagens. Dá pra fazer muita coisa.

Há um longo caminho a percorrer e o Google sabe disso, por enquanto apenas o Nexus S possui suporte ao Google Wallet, porém logo mais outros aparelhos já terão o NFC embutido e poderão usar normalmente o serviço, se o usuário não quiser trocar seu smartphone bastará comprar um chip NFC avulso e coloca-lo no celular.

Sobre o uso dessa tecnologia no Brasil deve demorar um pouco para comerçarmos a testar, infelizmente.

O Engadget testou o serviço e fez um vídeo mostrando seu funcionamento.

Informações | Engadget, Google