Google-Nexus-TabletDesde que a Apple lançou o iPad em 2010 todo mundo está tentando tirar o domínio dela neste mercado. A Maçã reina absoluta e o último e único tablet que incomodou e ainda incomoda o iPad 2 é o Kindle Fire, com um preço muito atrativo de apenas duzentos dólares.

E já faz um tempinho que saíram rumores dizendo que o Google poderia estar trabalhando com alguma fabricante para lançar o Nexus Tablet. Os primeiros boatos vieram quando atualizaram o site do Android mostrando um pouco mais do Ice Cream Sandwich que tem a proposta de acabar com a fragmentação e "integrar" smartphone e tablet. Porém agora os rumores estão um pouco mais fortes.

Eric Schmidt, chairman do Google, já disse que eles devem lançar algo daqui a mais ou menos seis meses.

“In the next six months we plan to market a tablet of the highest quality.”

Segundo o DigiTimes a gigante das buscas estaria planejando lançar um tablet de 7 polegadas rodando Ice Cream Sandwich com um preço acessível, que provavelmente será também de apenas duzentos dólares. Um competidor direto do Kindle Fire, aliás, um ótimo competidor. O Nexus Tablet deve ser lançado em Abril e talvez vejamos algo sobre ele na CES que começa logo mais.

Porém há um controvérsia aqui. Eric Schmidt disse que pretendia lançar um tablet de "alta qualidade" e um tablet de duzentos dólares não pode oferecer um hardware fantástico. O nome "Nexus" traz também um sinônimo de potência, todos os smartphones Nexus lançados ofereciam o máximo que o Android poderia aproveitar do hardware. O Google está sim planejando lançar um concorrente pro iPad e pro Kindle Fire, mas eu não esperaria algo tão barato assim.