honeycomb logoUma das grandes vantagens do Android é o código aberto, os desenvolvedores de cada fabricante podem personalizar o sistema para seu dispositivo. Mas com o Honeycomb não vai ser bem assim.

Mas por que, Google?
O código não vai ser liberado porque estão com medo de desenvolvedores colocarem o sistema em smartphones. Mas o Android continua open-source, é exclusivamente essa versão que será fechada, a explicação é que o Honeycomb em um smartphone não traria uma experiência agradável aos usuários. Tem um lado bom e outro ruim nisso.

Os fabricantes sempre tiveram liberdade para mudar o sistema, foi por isso que escolheram o Android... Por exemplo, a HTC usa o "Sense", a Motorola o "MotoBlur" e a Sony Ericsson o "TimeScape", portanto, sem código aberto, sem personalizações para incluir tais funções.

A personalizaçõa da interface é atraente, mas nem tanto assim. Se o sistema tem uma personalização, antes de algum gadget ser atualizado ele precisa ser adaptado pelo fabricante. Sendo assim as atualizações não ficarão paralisadas e poderão ocorrer "na hora".

O código fechado do Android é algo a se pensar, pode ser que o Google adote de uma vez isso. Bom por um lado, ruim por outro.