Chromebook

Vários rumores sobre o Chrome OS foram ditos nas últimas semanas, assinaturas do sistema (que foi confirmada), data de lançamento, quais empresas deveriam lançar dispositivos com o sistema, entre outras especulações.

Com o Google I/O rolando essa foi a hora de dar um fim em todos os boatos e lançar, ou melhor, anunciar de vezes o Chrome OS e seus netbooks que se chamarão Chromebooks. Os Chromebooks são destinados a usários normais, lembrando que para empresas e estudantes existe o plano de assinatura.

Esses são apenas os dois primeiros netbooks, um fabricado pela Samsung e o outro fabricado pela Acer, outros devem chegar mais pra frente. Os dois modelos irão para as prateleiras dia 15 de junho, pelo menos nos Estados Unidos e outros países da Europa. Assim como os tablets eles possuem versão WiFi only e WiFi + 3G.

O conceito do sistema do Google é a função nas nuvens, o que é muito legal, tudo é feito online e é salvo nos servidores da companhia. Se você acha que só poderá usá-lo com internet pode ficar tranquilo que há modo de GMail, Docs e outros aplicativos offline.

O Chromebook da Samgung custa US$ 429 para versão WiFi only e U$499 para o modelo com WiFi + 3G, tem tela de 12,1 polegadas e resolução de 1280×800, pesa 1 quilo e meio, bateria com duração de 8,5 horas em uso contínuo, processador Intel Atom Dual-Core N570, Webcam HD, 2 portas USB 2.0, slot de cartões de memória e porta Mini-VGA.

E o Chromebook da Acer é mais acessível, custará à partir de US$ 340, porém sua tela é menor, 1,6 polegadas Widescreen HD com CineCrystal e retroiluminação de LED, é mais leve, 1,33 quilo, bateria com duração de 6 horas de uso contínuo, processador Intel Atom dual-core, Webcam HD, 2 portas USB 2.0, slot de cartão de memória e porta HDMI.

Confira o vídeo de introdução do Chrome OS: