android-ice-cream-sandwichHoje foi um dia bem corrido para quem é antenado no mundo Google. Com o evento Google I/O vieram muitas novidades, principalmente sobre o Android e novos serviços para ele.

O Android 3.1 Honeycomb foi lançado, teve até demonstração dele rodando no Motorola Xoom. A atualização deve chegar em breve para todos os tablets, não faz tanto tempo assim que o Android 3.0 foi lançado, porém o Android precisava de algumas coisas para se sair melhor do que o iPad.

Essa nova versão permitirá que os tablets possam utilizar o USB de maneira mais eficiênte, ou seja, câmeras, celulares, pendrives, HDs externos e tudo o que tem entrada USB poderá ser utilizado em um tablet. Em sua apresentação foi usado um joystick de Xbox 360 que controlava um game no Motorola Xoom.

A grande novidade foi o Android Ice Cream Sandwich (na tradução livre, “sanduíche de sorvete”) que deve unificar tablets e smartphones (por isso sanduíche). Bom para o usuário, será o "fim" das diferenças entre o Android 2.3 Gingerbread e o Android 3.1 Honeycomb.

O novo Android será lançado ainda esse ano em smartphones e tablets que ainda não foram apresentados, algumas de suas novidades são: reconhecimento de face, mudança de foco no aplicativo de câmera e o reconhecimento por voz. O Ice Cream Sandwich promete ser o fim da fragmentação do Android.

Há uma nova regra sobre a atualização dos aparelhos com o sistema, agora as fabricantes Motorola, LG, HTC, Samsung, Sony Ericsson e algumas operadores dos EUA que não vem ao caso terão que estabelecer em quanto tempo seu gadget será atualizado para a versão mais recente do sistema, caso o hardware permita, é claro. A partir da data do lançamento, todo aparelho com Android terá que ser atualizado pelos próximos 18 meses, pode sair 3 versões do Android, todas esses 3 terão ser disponilbilizadas ao usuário.

Outras novidades da conferência foi a apresentação do Google Movies que permitirá que você alugue milhares de filmes pelo Android Market, são muitos títulos e preços a partir de US$ 1,99 cada. Também foi disponibilizado o app Movie Studio que edita vídeos. O navegador e o app Books tiveram melhorias e estão mais rápidos.

Uma informação interessante que o Google passou ao pessoal da conferência, são ativadas mais de 400 mil dispositivos com Android a cada dia, sinal de que está bom, aliás o meu Defy foi ligado pela primeira vez hoje. :D