Tá afim de comprar um tablet no Brasil? Tenho boas notícias pra você. As expectativas aumentam agora que, pelo menos é o que parece, a Foxconn já tem carta branca para começar a produzir os tão queridos iPads aqui no Brasil e algumas outras empresas também. Nesta terça feira, a presidente Dilma Rousseff lançou uma medida provisória para deixar tablets livres de PIS e Cofins.

É isso mesmo, os tablets poderão ficar até mesmo 30% mais baratos, isso sem contar que em certos estados já está sendo mesmo até discutido a redução do ICMS, podendo fazer essa porcentagem aumentar.

Mas calma lá, já foram ditados termos e vou relembrá-los. Apenas "máquinas automáticas de processamento de dados, portáteis, sem teclado, que tenham uma unidade central de processamento com entrada e saída de dados por meio de uma tela sensível ao toque de área superior a 140 cm² e inferior a 600 cm² e que não possuam função de comando remoto”.

Aliás a parte em que se cita um comando remoto me soa meio "humorística", já que ela foi criada exatamente para impedir que alguns espertinhos da indústria não tentem criar um televisor, com touchscreen e processador, e requisitem redução de impostos. Pois é, nada de supertablets por enquanto. :D

Importante lembrar que isenção destes impostos está previsto para começar a valer a partir do dia 13, e aí sim veremos se terá uma mudança significativa no preço. O que eu espero que aconteça, já que isso pode atrair o mercado tecnológico para nosso país, além de uma melhor condição de compra para todos.