Meu primeiro smartphone foi um iPhone 3GS. Desde então, nunca me aventurei fora do ecossistema móvel da Apple. Hoje, muito satisfeito com um iPhone 4S, ainda penso que o a dupla iPhone/iOS é imbatível para o meu uso pessoal. No entanto, o aparelho tem um ponto fraco que se repete em todas suas gerações: duração da bateria.

Existem muitos smartphones Android no mercado equipados com baterias muito superiores a bateria do iPhone. Nada é perfeito. Se você também preferiu um iPhone, que tal seguir as dicas logo abaixo para otimizar a duração da bateria do seu aparelho?

1 – Bluetooth: o recurso de Bluetooth vem nativamente ativo no iOS. Mas se você não possui dispositivos que utilizem dessa tecnologia (fones de ouvido, viva-voz no carro, entre outros), não faz sentido deixá-lo ativo. Para desativar o Bluetooth no seu iPhone, basta acessar: Ajustes > Bluetooth e desmarcar a caixinha de seleção.

2 – Diminua o brilho da tela: quanto maior o brilho da tela, mais energia da bateria o iPhone vai consumir. Reduza o máximo que você puder de forma que a visualização permaneça agradável. Eu deixo o ajuste de brilho em um pouco menos da metade da barra. Acesse Ajustes > Brilho e Imagem de Fundo e veja qual nível é melhor para o seu uso.

3 – WiFi e 3G: sempre que estiver utilizando uma rede WiFi, não há necessidade em deixar a conexão 3G do aparelho ativa. Para desativá-la, basta acessar Ajustes > Geral > Celular e desmarcar “Dados do Celular” e “Ativar 3G”. O mesmo vale para quando você estiver utilizando apenas uma conexão de dados, desative o WiFi. Não é um processo muito prático no iOS, mas ajuda bastante a conservar a duração da bateria.

4 – Modo Avião: se você estiver em uma área com pouco ou nenhum sinal de telefonia, coloque o iPhone em Modo Avião. Quando está sem sinal, o iPhone fica constantemente procurando rede, e isso consome muita bateria. Para colocar o iPhone, basta acessar Ajustes e selecionar a caixa de seleção correspondente a funcionalidade.

5 – Push: por fim, um dos maiores vilões para a bateria do seu iPhone. Quando você configura uma conta de email no aplicativo nativo do iOS, a tecnologia de Push roda em segundo plano verificando constantemente a sua caixa de entrada. Isso consome bastante a bateria do aparelho. Para continuar obtendo seus emails automaticamente sem comprometer muito a duração da bateria, configure a aplicação para obtê-los a cada 15 minutos. Para isso, acesse Ajustes > Mail, Contatos, Calendários > Obter Novos Dados e desmarque a caixa de seleção correspondente ao Push. Logo abaixo, em “Obter”, selecione a cada 15 minutos e logo em seguida confirme em “Avançado” se todas as contas de email cadastradas no aparelho estão configuradas para Obter.

Obs: se você usa uma versão inferior ao iOS 6, vai notar que alguns ajustes não estão no caminho informado no artigo. A Apple reposicionou alguns ajustes no iOS 6, mas nada muito drástico e que você resolva “fuçando” um pouco. Caso tenha alguma dúvida, sinta-se a vontade para deixá-la nos comentários que lhe responderei o mais rápido possível.