CyanogenMod 7.1Eu uso e recomendo o CyanogenMod 7, para quem não sabe o que é, o CM7 (como é chamada, normalmente) é uma ROM customizada do Android, existem várias outras por aí bem interessantes, mas essa é a melhor e a mais bem "sucedida", as vantagens são muitas mas deve-se ter cuidado na hora de instalá-la no seu dispositivo.

Hoje, eles lançaram a nova versão, CyanogenMod 7.1 que vem com a versão mais recente do Android, a 2.3.7, além do sistema novo outras novidades muito interessantes também vieram, como por exemplo o “toque para focar” no app da câmera (algo existente no iOS e sinto muita falta no Android) e várias outras, você pode ver todas nesse changelog.

Existem muitas formas de instalar a ROM, a mais fácil e segura é baixando o app ROM Manager no Android Market (necessita de root) e instalar ela a partir do aplicativo, aliás ele permite que várias ROMs sejam instaladas, criando um dual-boot. Além dessa há outras maneiras que exigem muita atenção, um backup nunca é demais nessas horas.

Mais dispositivos foram adicionados ao CM7, entre eles estão: HTC: Desire S, Incredible S, Incredible 2; LG: Optimus 2X, T-Mobile G2x; Motorola: Backflip, Cliq / Cliq XT, Defy, Droid 2, Droid X; Samsung: Captivate, Fascinate, Mesmerize, Showcase, Vibrant, Galaxy S, Galaxy S II; Sony Ericsson: Xperia X8, Xperia Mini, Xperia Mini Pro, Xperia Neo, Xperia Play, Xperia, Ray, Xperia arc; ZTE: V9.

Lembrando mais uma vez: tome cuidado!