windows-phone-7
O Windows Phone 7 está chegando agora no Brasil, o primeiro e único modelo disponível até agora é o HTC Ultimate, logo mais teremos alguns outros como o Lumia 710 e o Lumia 800 da Nokia, que prometem um ótimo hardware e um preço melhor.

Tenho ouvido falar muito bem do Windows Phone 7, um bom sistema. O final do ano está chegando e muito gente pensa em trocar de smartphone, eu mesmo estou fazendo um pequeno upgrade de um Motorola Defy para um Nexus S, apenas por causa da atualização do Android e para ter um sistema "limpo", escolhi ele também por não ter coragem de pagar mais de R$ 1.000,00 por um celular. Mas, e aí, comprar ou não comprar um Windows Phone 7 agora?

Porque não comprar

Nesse momento eu não compraria e nem recomendaria. Por quê? Porque ainda não existem tantos modelos, o único tem um preço bem elevado. Logo mais teremos outros, mas podemos esperar as coisas darem uma acalmada e pegar um aparelho por um preço menor.

Além disso o sistema é novo no país, não sabemos como ele funciona exatamente aqui e todos os benefícios que são oferecidos lá fora. Tenho ouvido falar sobre os aplicativos, principalmente jogos, que são escassos na lojinha nacional da Microsoft, isso não me deixa confortável, games hoje é uma das melhores coisas que os celulares podem oferecer.

Fora que ser um earlier adopter de algum sistema, principalmente quando se trata de smartphones, não é muito legal, já que os problemas que aparecerem serão um pouco mais difíceis de solucionar, além da história dos aplicativos e dos preços altos, mas para quem gosta de ter algo novo e diferente dos demais o WP7 seria uma boa opção.

Basicamente eu não compraria por ser um sistema novo aqui no Brasil, creio que no ano que vem o sistema seja uma das melhores escolhas possíveis. Tenho um gosto especial pelo Android também, que está muito melhor com a versão 4.0, será bem difícil de largar. O iOS não me agrada por ser fechado, o Windows Phone 7 também é, o que me desanima um pouco.

Porque comprar

Se eu fosse listar os motivos para comprar um WP7 eu diria primeiramente que ele é lindo. Sim, aquelas janelinhas me parecem muito produtivas e pelo que eu li o sistema todo é mundo rápido, principalmente com a atualização 7.5 Mango, então para quem procura um sistema fluído e fácil é uma boa alternativa. O Android é um pouco mais complicado de mexer, porém oferece uma liberdade de customização incrível.

Um outro motivo é para quem gosta de ser earlier adopter... Parecer diferente dos colegas, qualquer coisa do tipo, se você gosta disso, compre um Windows Phone 7, será o cara diferente da turma, mas eu como um bom usuário nunca escolheria um sistema por causa disso e tenho certeza que poucas também fariam.

Se você tem dinheiro o suficiente para não se preocupar em qual modelo escolher e queira algo inovador, que você nunca viu, vá de Windows Phone 7, certamente será uma experiência muito bacana para você, se não gostar, no outro ano ou depois de seis meses pode escolher um novo aparelho, com outro sistema.

Conclusão

Ou seja, se você quer algo mais em conta, procure pelo Android ou um iPhone 3GS, se quer testar algo novo e não se preocupa muito com o preço tente, o Windows Phone 7. Leia o máximo que puder sobre o sistema, veja vídeos, vá a lojas e teste o sistema e espere por mais modelos, esse HTC Ultimate me parece legal, porém é muito grande e o Lumia 800 deverá chegar mais barato, ou pelo mesmo preço, na minha opinião ele é um smartphone muito mais bonito. O Windows Phone 7 deve ser um seja um ótimo sistema, mas pouca gente usa ainda. Eu esperaria mais um pouco para me decidir definitivamente e continuaria no Android, ou iOS se for o seu caso.