O botão Home é primordial na utilização do iPhone. É através dele que o usuário consegue sair dos aplicativos, abrir o multitarefa e usar a Siri. Por ser tão utilizado, é natural que com o passar do tempo ele se desgaste, perca a sensibilidade ou até mesmo pare de funcionar. Se você está enfrentando problemas com o seu, não se desespere! O Portal Tech reuniu quatro dicas que podem ajudá-lo a resolver o problema antes de recorrer a assistência técnica.

Calibrar o botão

Caso o sistema esteja demorando para responder ao ato de pressionar o botão Home, pode ser que o problema esteja relacionado ao software. Nesse caso, basta “calibrar” o botão. Abra qualquer aplicação nativa do sistema e pressione o botão que você usa para ligar/desligar o aparelho, até que a mensagem de “desligar” apareça. Nisso, solte o botão sleep e segure o botão Home até que a aplicação feche. Isso deve resolver o problema.

Realinhar o botão de início

Essa solução serve apenas para iPhone 4S e inferiores, que utilizam o conector de 30 pinos. É possível que o uso frequente dessa saída tenha desalinhado a estrutura do botão. Para realinha-lá, conecte o cabo e o retire de forma que ele empurre o botão Home para baixo. Enquanto você faz pressão, pressione o botão.

Limpeza do botão Home

Se nenhuma das dicas anteriores resolverem o seu problema, é possível que o botão Home do seu iPhone esteja sujo. Para limpá-lo é muito fácil. Basta utilizar álcool isopropílico com pelo menos 95% de água. Não use outro tipo de álcool, pois você pode danificar o iPhone. Aplique algumas gotas diretamente sobre o botão e passe um algodão, com cuidado para não tocar a tela. Pressione o botão sucessivamente até que o álcool se infiltre no botão. Limpe e espere entre 10 e 15 minutos para comprovar se o método funcionou.

AssistiveTouch

Caso nenhuma das dicas anteriores tenha resolvido o seu problema, há uma solução alternativa - sem recorrer a assistência técnica. A utilização do AssistiveTouch, que é uma espécie de botão Home virtual. Siga os seguintes passos para ativá-lo: Ajustes > Geral > Acessibilidade > AssistiveTouch. O AssistiveTouch substitui também o botão sleep e os de volume. Através dele é possível aumentar e diminuir o volume, colocar o iPhone no modo silencioso e até mesmo bloqueá-lo.

Imagem | yum9me