Estamos entrando numa era de pagamentos digitais através do smartphone. A novidade ainda está engatinhando aqui no Brasil, mas já vimos algumas iniciativas bacanas, como a do PagSeguro e outros empresas de pagamentos que estão aos poucos espalhando a novidade em estabelecimentos nas grandes cidades. Mas ainda assim, os cartões de crédito/débito são mais populares e até mesmo mais fáceis de usar.

A startup Coin está disposta a facilitar ainda mais o uso dos cartões, eles estão lançando uma campanha de crowdfunding para o projeto que une qualquer cartão, pode ser de crédito, débito, gift card, em um único cartão, facilitando a vida de quem tem várias opções. O objetivo da campanha é alcançar 50 mil dólares para que ele possa ser produzido em breve.

O Coin funciona através de uma fita magnética que muda de acordo com o cartão que você escolher. O produto vem com um pequeno leitor que você usa para digitalizar seus cartões pelo aplicativo em seu smartphone, que, em seguida, sincroniza com o cartão "universal" através do Bluetooth Low Energy (BLE). Todas as informações do cartão que ficam no aplicativo do Coin é protegida com com criptografia de 128 bits.


Ele possui um pequeno display que indica os quatro últimos digitos do cartão que você escolheu para usar, bem como a data de vencimento e o código de segurança. O Coin permanece em contato constante com o seu celular, isso significa que se você esquecer o seu cartão em algum lugar, será exibida uma notificação em seu celular. Segundo a empresa, a bateria do cartão dura dois anos.

O Coin será vendido por 100 dólares, mas para aqueles que fizeram a pre-order poderão obtê-lo por 50 dólares.